Campanha de Higiene Bucal e Coleta Seletiva nas empresas

A primeira edição do ano do Café Legal, realizada na manhã de ontem (17), foi uma oportunidade para troca de experiências e um bate-papo sobre saúde e sustentabilidade no ambiente de trabalho. Na pauta, as boas práticas desenvolvidas em empresas agraciadas com o Prêmio Vitae-Rio.

Para falar sobre a campanha de higiene bucal realizada pela Cofix, a técnica de segurança do trabalho da empresa, Gisele Alonso, iniciou destacando que a iniciativa surgiu da percepção de que os colaboradores necessitavam ter mais cuidados com os dentes. “Era preciso conscientizá-los da importância da higiene bucal para a saúde deles”, disse ela.

Gisele Alonso, da Cofix, falou sobre a campanha de higiene bucal

Assim, desde 2010, a Cofix distribui, no ato da admissão, um kit contendo escova e pasta de dente, fio dental e um folheto explicativo sobre prevenção. Além disso, foi firmada uma parceria com o Seconci-Rio, para atendimento odontológico, diretamente nos canteiros de obra, e para a realização de palestras de prevenção para os colaboradores, realizadas, a cada três meses, por profissionais da entidade.

“Os resultados são visíveis. O funcionário se sente valorizado e cuidado, passa a respeitar a empresa e se transforma em um agente multiplicador, levando as dicas para familiares e amigos. Para as empresas, o custo é palpável, pois o kit custa, em média, R$ 2,50, o que, na verdade, é um investimento, já que se cumpre uma missão importante em responsabilidade social”, ressaltou Gisele.

A gerente da área de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria, reforçou a importância deste tipo de iniciativa e falou sobre o trailer itinerante que a entidade possui para realizar atendimento odontológico nos canteiros de obra. “As empresas contribuintes podem solicitar esse serviço. Dependendo da quantidade de colaboradores, podemos levar o trailer até o canteiro”, explicou.

Na sequência, foi a vez do gestor de saúde, segurança e meio ambiente da MRV, André Neves de Pádua, mostrar a campanha de coleta seletiva que é desenvolvida nas obras. “A ideia é atender ao tripé da sustentabilidade, ajudando nos aspectos social, ambiental e econômico”, afirmou ele.

A coleta seletiva realizada pela MRV foi o tema da palestra de André Neves

A iniciativa consiste na doação de material reciclável, incluindo plástico, madeira e papelão, às pessoas da comunidade e na coleta deste tipo de material pelas cooperativas locais. “Todo material que chega no canteiro é embalado, então, distribuímos em lixeiras específicas para cada material e, quando estão cheias, chamamos as cooperativas para coleta e doamos aos catadores”, explicou André, destacando que esta é uma forma de reduzir a quantidade de resíduo na obra, além de gerar renda para a comunidade, evitar o gasto com aluguel de caçamba e contribuir com o meio ambiente.

Para fechar o evento, a supervisora de segurança do trabalho do Seconci-Rio, Jane Belém, instigou as empresas a investirem em práticas de responsabilidade social. Também apresentou aos presentes os objetivos e metodologias do Prêmio Vitae-Rio que reconhece as empresas que implementam programas eficazes de SST em seus canteiros. Neste ano, a premiação entra em sua 14ª edição e está com inscrições abertas.

 

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também