A importância das NRs nos canteiros de obra

Mais do que respeitar a legislação, seguir à risca as normas e diretrizes de segurança e saúde no trabalho é a prova de que a empresa está comprometida não apenas com o crescimento de seus colaboradores, mas, principalmente, com a garantia de condições ideais de trabalho.

Os gestores das empresas de construção civil precisam estar atentos às definições dos requisitos técnicos e legais previstos nas Normas Regulamentadoras. Mais de 20 NR´s devem reger o dia a dia nos canteiros, garantindo segurança no trabalho, com ambientes adequados, seguros e salubres.

Todo esse rigor traz benefícios bem compensadores, como, por exemplo, diminuição do índice de absenteísmo e redução de gastos com licenças médicas, afastamentos e demandas judiciais. Assim, tanto empregado como empregador saem ganhando, um por trabalhar num ambiente organizado, com menos risco de acidentes, outro, por ganhar credibilidade junto ao mercado e boa relação com seus funcionários.

Sua empresa está cumprindo as regras?

Para que não haja dúvida sobre o efetivo cumprimento das Normas Regulamentadoras, a empresa precisa ter profissionais qualificados para cada função; estudar a legislação de Segurança do Trabalho e das normas técnicas; fazer estudos do ambiente de trabalho, para averiguação de possíveis causas de acidentes de trabalho; participar de cursos, palestras e atualizações, para que todos sejam informados a respeito da importância em seguir as normas de segurança; conhecer as NR´s; e investir em treinamentos para os colaboradores que trabalham nas atividades contempladas pelas Normas.

Para auxiliar empregadores e empregados neste compromisso com as Normas, o Seconci-Rio oferece, periodicamente, cursos de capacitação para melhor conhecimento e aplicação nas NR´s nos canteiros. Realizados no Centro Profissional da Construção Civil, ou no fomato in company, contemplam as NRs 5 (CIPA), 7 (Primeiros Socorros); 10 (Eletricidade); 23 (Incêndio); 33 (Espaço Confinado); e 35 (Trabalho em Altura). Para mais informações sobre esses treinamentos é preciso entrar em contato com o setor de qualificação do Seconci-Rio.

 

 

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também