Comunicação

A importância de qualificar profissionais

A atualização profissional deve fazer parte da vida daqueles que trabalham na construção civil. Um profissional capacitado é sinônimo de eficiência para a empresa, além de segurança, confiança e mais qualidade de serviço. A  atualização e o aperfeiçoamento de funções, certamente, gera um ambiente mais produtivo, com melhor aproveitamento do tempo e menor índice de retrabalho.

Qualificação, capacitação e atualização nunca foram palavras tão importantes quanto são hoje no mercado de construção civil. Com a evolução de métodos e sistemas construtivos, a indústria muda o cenário produtivo e, com isso, é preciso capacitação necessária para o desempenho das atividades.

Para empregadores que não investem na atualização profissional de seus funcionários, os riscos são muitos, incluindo-se a potencialização dos riscos à integridade física, à saúde e, inclusive, à vida dos trabalhadores. Para as obras, pode afetar prazos, custos com retrabalho, com desperdício, bem como a qualidade final.

Não investir no funcionário também pode, indiretamente, diminuir o valor de uma marca ou uma empresa, pois há chances de haver quebras de prazo e baixa qualidade de serviço, que criam uma imagem negativa entre os clientes, o que acaba exigindo muito investimento em marketing e relacionamento para ser revertida.

Portanto, é hora de traçar objetivos profissionais para o crescimento da empresa. Como o andamento dos serviços tem boa parcela de crédito aos funcionários, é responsabilidade do gestor incentivar essa evolução. A melhor forma de investir nos trabalhadores e colher o seu sucesso é disponibilizando informação, cursos e treinamentos, que deem a eles o material necessário para crescerem profissionalmente.

Nesta missão, o Seconci-Rio anda lado a lado com as empresas, garantindo o aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores da construção civil. Com a parceria de entidades, como o SENAI, essa qualificação é garantida e são oferecidas várias opções de cursos gratuitos ou com custos reduzidos.

Confira alguns dos cursos que estão previstos para 2019: pintor de obras; leitura e interpretação de projetos; carpinteiro de obra; pedreiro de alvenaria; técnicas de impermeabilização; técnicas de montagem de drywall; almoxarife de obras; armador de ferragem; encarregado de obras; eletricista; encanador; mestre de obras; NR35; e outros.

Acompanhe nossa agenda, ao longo do ano!