A importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no meio corporativo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como ODS, fazem parte de uma agenda global que tem 17 objetivos e 169 metas, que visam a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário, até 2030. Aproximadamente, 200 nações assumiram os compromissos dos ODS e, para que possam realmente colocar os objetivos em prática, os governos precisam do apoio das empresas, que devem se comprometer igualmente com a redução de seus impactos sobre o meio ambiente e sobre a sociedade.

A importância dos ODS se dá pelo fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas e, no universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos. Ao adotar uma metodologia para cumprir os ODS, as empresas assumem um papel relevante na mitigação dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuírem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta.

Fazer parte desse Pacto Global é tomar medidas urgentes para a conservação dos recursos naturais, conter as mudanças climáticas e adotar padrões de produção mais sustentáveis. O Seconci-Rio foi o primeiro Seconci do Brasil a firmar esse compromisso com os ODS, em 2017, caminhando de mãos dadas com o desenvolvimento. Em tempos de ética e compliance, o objetivo é aprimorar os processos para oferecer serviços da melhor forma possível, reafirmando sua condição de defensor de políticas que garantam saúde e segurança do trabalhador. 

Sobre os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram traçados dentro de uma perspectiva universal, refletindo as aspirações de diversas nações do mundo e representando, dessa forma, uma oportunidade importante para construir uma trajetória mundial com equilíbrio ambiental e social.

Adotados, em 2015, os ODS foram criados  a partir da reunião de chefes de Estado e de Governo na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Foi uma decisão histórica dos países-membros da ONU para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030 para acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais. Os ODS exigem uma cooperação internacional.

 

 

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também