Cultura

Arte na Obra

Canteiro de obra é sinônimo de trabalho, mas também pode ser palco para programas de qualificação profissional ou de conscientização em saúde e segurança, com viés preventivo. Aproveitando esse espaço, o SECONCI-RIO oferece o programa Arte na Obra, levando esquetes teatrais aos canteiros para entreter e, principalmente, ensinar.

O Projeto existe desde 2006 e, somente nos primeiros dez anos de desenvolvimento, mais de mil apresentações foram realizadas, atingindo cerca de 200 mil trabalhadores. As esquetes são apresentados em qualquer espaço da obra, sem necessidade de montagem de palco, fios, caixas de som ou microfones. A duração média de cada esquete é de 20 minutos.

Leve essa ideia para o seu canteiro de obras!  Entre em contato com o SECONCI-RIO, por meio do telefone 2101-2555 ou pelo e-mail espacocultural@seconci-rio.com.br, para fazer a solicitação. As apresentações são GRATUITAS.

Confira os temas dos esquetes disponíveis:

>> DST/AIDS – Antes só que Mal Acompanhado

Sinopse: O personagem Zé Esteves marca uma saidinha com a nova namorada e, sem se preocupar com a saúde, resolve lavá-la a um motel, mesmo não tendo preservativos. O que ele não espera é que seus planos fossem interrompidos pelo seu próprio “pinto” (um ator veste com uma roupa que lembra um órgão sexual masculino gigante), que resolve ir embora, protestando pela saúde de seu dono.

Abordagem: A esquete mostra a importância de se intensificar a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, principalmente com a utilização de preservativos.

>> COMPORTAMENTO – Lugar de Lixo é na Lixeira

Sinopse: O personagem Jupiraci da Silva sempre acreditou que era apenas mais um na multidão e, com esse pensamento, nunca se preocupou com vestuário, aparência ou com a maneira de falar e agir com as pessoas, fosse na rua ou no trabalho. Certo dia, ele percebe que por mais que mudasse de endereço ou de emprego, muitas coisas permaneciam exatamente iguais, o que o faz ter certeza de que parte da culpa pelos problemas que o acompanhava eram de sua responsabilidade.

Abordagem: A esquete propõe a reflexão sobre a maneira de se comportar perante a sociedade como um todo, principalmente no ambiente de trabalho. Tópicos como  educação, higiene e honestidade são abordados de forma direta, com bastante humor.

>> SEGURANÇA DO TRABALHO/EPI  – Protegildo e Previnildo

Sinopse: Protegildo e Previnildo são professores que dão uma aula bem diferente, com música, abordando os temas segurança e proteção.

Abordagem: Visa despertar nos funcionários a atenção que devem dar aos equipamentos de proteção individual e coletiva, importantes para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

>> ALCOOLISMO/TABAGISMO – Encontro Marcado

Sinopse: O operário Valdir tem um encontro com o sua própria “morte” e inicia um diálogo que mostra a importância de reconhecer o problema do alcoolismo e buscar um tratamento, além de apontar os males causados pelo cigarro e os prejuízos que traz para o indivíduo.

Abordagem: A esquete é de estilo cômico e propõe uma reflexão sobre os danos causados à saúde e a importância de se abandonar esses vícios.

>> DENGUE – O Fim da Picada

Sinopse: Caracterizado de mosquito, o personagem anuncia que pretende sair picando todos os indivíduos, mas é interrompido por um suposto super-herói, que mostra todas as atitudes que cada um de nós pode tomar para evitar a disseminação da doença.

Abordagem: A esquete traz dicas e orientações quanto às formas de se prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

>> SAÚDE DAS MÃOS – Mão: Minha Maior Ferramenta

Sinopse: Um trabalhador irresponsável e desatento terá seu dia transformado, após se deparar com um personagem inusitado: um vendedor de mãos, que traz em sua maleta mãos de todos os tipos: prensada, cortada, queimada, esmagada, amputada. A partir daí, trava-se um diálogo, onde o ponto de partida é uma discussão bem humorada sobre a importância dos cuidados com as mãos.

Abordagem: A esquete aborda, de forma divertida, os cuidados que devem ser tomados com uma das maiores ferramentas humanas: as mãos.

>> MEIO AMBIENTE – A Natureza Agradece

Sinopse: Antônio Cimento é um tipo rústico de roupas extravagantes, que não se preocupa com as questões ambientais e ainda prega a campanha: “verde não te quero mais”.  Quando entra em cena para fazer um corpo a corpo com eleitores, depara-se com uma “árvore falante”, representante do meio ambiente, disposta a despertar não só nele, mas também na plateia, a consciência ecológica.

Abordagem: A esquete visa trazer pontos importantes sobre consciência ecológica.

>> DOENÇAS CARDÍACAS – Quando Fala o Coração

Sinopse: O coração é o protagonista deste esquete. Atores fantasiados de coração irão se defender de seus “donos”, mostrando hábitos de vida que ajudam a evitar doenças cardíacas.

Abordagem: A esquete retrata pontos importantes, como má alimentação, sedentarismo, tabagismo, excesso de açúcar e outros hábitos que levam a doenças cardíacas, mostrando a importância de se buscar uma vida saudável.

>> APRESENTAÇÃO DE CORDEL – Cordel

Sinopse: Dois companheiros relatam a história cotidiana de um casal, toda em forma de cordel.

Abordagem: Diversos temas são apresentados.

>> CUIDADOS COM OS OLHOS – Quando o Olho não Vê, é o Corpo que Sente

Sinopse: Atanásio é um trabalhador afastado do trabalho por ter se acidentado. Quando tira os curativos, agradece aos colegas por todo apoio e pelas palavras de solidariedade que recebeu, durante o longo período em que esteve afastado. Além de ter que se afastar do trabalho, por conta da gravidade da lesão nos olhos, Atanásio ficou impossibilitado de fazer coisas simples como escrever pra esposa, Lucrécia, como fazia regularmente.

Abordagem: A esquete mostra o drama de um trabalhador acidentado, que se afasta da atividade laboral, por conta da lesão nos olhos, e traz dicas de como cuidar dos olhos.

>> ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Os Inimigos do Peito

Sinopse: Um desentendimento entre as principais veias do coração. De um lado, a Aurícula, e, do outro, o Ventrículo, levantando questões importantes sobre os cuidados necessários para manter saudável o Sistema Cardiovascular, principalmente, por meio de uma alimentação saudável.

Abordagem: A ideia é conscientizar a plateia da importância de se manter uma alimentação balanceada, para evitar problemas de saúde.

>> PRIMEIROS SOCORROS – Mantenha a Calma

Sinopse: Uma dupla bem atrapalhada chega no trabalho, carregando uma boneca que eles acreditam se tratar de uma mulher desacordada. À medida que vão procurando meios de como “ajudá-la”, acabam aprendendo e ensinando sobre o tema.

Abordagem: A esquete mostra como prestar atendimento à vítima, apontando dicas de primeiros socorros.