Eventos

Café Legal

 

O Café Legal é promovido, exclusivamente, para as empresas contribuintes do SECONCI-RIO, com o objetivo de atualizar os responsáveis pela realização dos programas ocupacionais e da área de saúde e segurança no trabalho quanto às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

:: Próxima Edição:

   A confirmar

 

:: Confira o resumo das edições passadas:

Tema: Saúde e Segurança no eSocial

Palestrantes: Jane Belém (Supervisora de Seg. do Trabalho do Seconci-Rio)
Gilda Maria (Gerente de Saúde do Seconci-Rio)
Fábio Gomes (Gerente Administrativo do Seconci-Rio)

Data: 24.10.2018

Os gestores do Seconci-Rio esclareceram pontos importantes para garantia das melhores práticas e correta aplicação dos programas de SST nas empresas, além de explicarem como fazer o envio desses eventos pelo eSocial.

Confira abaixo as apresentações utilizadas na palestra:

Parte 1 – eSocial

Parte 2 – Saúde e Segurança no eSocial

 

Tema: Lançamento do Programa Construção Legal

Palestrantes: Ana Cláudia Pontes (gerente de relações institucionais do Seconci)
Rafael Tello (diretor da NHK Sustentabilidade)
José Alberto Maia (auditor fiscal do Ministério do Trabalho)

Data: 08.05.2018

A gerente de relações institucionais do Seconci-Rio, Ana Cláudia Gomes, fez a apresentação do Programa Construção Legal, deixando clara a importância da adesão das empresas aos conceitos de ética e compliance, por meio de práticas legais nas negociações que movem os canteiros de obra. O evento também teve a participação do diretor da NHK Sustentabilidade, Rafael Tello, convidado para mostrar o impacto da informalidade na indústria da construção, e do auditor fiscal do Ministério do Trabalho, José Alberto Maia, que apresentou todos os pontos pertinentes ao sistema eSocial, que entrou em vigência em janeiro deste ano.

 

Tema: Metas e Prioridades de Fiscalização de Saúde e Segurança nos Canteiros de Obras

Palestrante: Elaine Castilho (auditora fiscal do Ministério do Trabalho)

Data: 28.02.2018

Os desafios da fiscalização nos canteiros de obra e as melhores práticas nos projetos de segurança, eletricidade e outras conformidades estruturais foram o foco da palestra da auditora fiscal, Elaine Castilho, que objetivou conscientizar quanto à importância de se reduzir as estatísticas de acidentes de trabalho nos canteiros de obra.

 

Tema: e-Social

Palestrante: Gustavo Nicolai (CNI)

Data: 07.12.2017

O especialista em desenvolvimento industrial da CNI, Gustavo Nicolai, falou sobre os desafios para a implantação do e-Social nas empresas, enfatizando os novos processos organizacionais obrigatórios para atender às exigências do sistema.

 

Tema: NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Palestrante: Elaine Castilho (auditora fiscal do Ministério do Trabalho)

Data: 01.08.2017

A auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Elaine Castilho, esclareceu sobre a legislação que rege os projetos e prontuários elétricos, falou sobre laudos de conformidade e relatórios de acompanhamento elétrico, além de explicitar os componentes elétricos exigidos durante uma fiscalização.

 

Tema: Como reduzir custos com Saúde e Segurança do Trabalho

Palestrante: Maurício Moniz (3M do Brasil)

Data: 26.04.2017

Em sua palestra, Maurício Moniz, da 3M do brasil, explicou como fazer e aplicar o cálculo do Fator de Queda, para aumentar a eficiência dos EPI´s e minimizar os riscos para os trabalhadores.