Comunicação

Importância da Capacitação: retrabalho pode custar até 100 Vezes mais para as empresas

A atualização profissional deve fazer parte da vida de quem trabalha na construção civil, seja gestor ou trabalhador. Um profissional capacitado, certamente, traz mais eficiência para a empresa, além de segurança, confiança e mais qualidade de serviço. Qualificação, capacitação e atualização são palavras muito importantes no dia a dia do setor.

De acordo com  o engenheiro civil Ricardo André Fiorotti Peixoto, que tem uma série de estudos sobre o assunto, os riscos para quem não investe em atualização profissional são significativos. Além de potencializar perigos à integridade física, à saúde e, inclusive, à vida dos trabalhadores, para a obra pode afetar prazos, custos com retrabalho, com desperdício, bem como a qualidade final. Segundo ele, o retrabalho, por exemplo, pode custar até 100 vezes mais no valor do orçamento inicial de uma obra. Além disso, trabalhadores pouco preparados trazem outros prejuízos diretos, como custos de reparos, desperdício de materiais e até multas em contratos e de órgãos reguladores.

Também podem, indiretamente, diminuir o valor de uma marca ou uma empresa, quando há quebras de prazo e baixa qualidade de serviço, pois criam uma imagem negativa entre os clientes, uma percepção que talvez exija muito investimento em marketing e relacionamento para ser revertida.

Para manter seus colaboradores e gestores atualizado, é preciso investir em informação, cursos e treinamentos, os quais proporcionem o material necessário para crescerem profissionalmente. A ideia é gerar efeitos reais na expertise de cada profissional, de modo eu se aprimorem em qualidade de serviço.

No Seconci-Rio, constantemente, são oferecidos cursos e treinamentos que atendem não só aos gestores, mas também aos trabalhadores. A sugestão é que, frente à esperada retomada do setor, as empresas comecem a fazer o planejamento de capacitação de mão de obra para 2019. O setor de qualificação da entidade pode ajudar a elaborar esse planilha de cursos, de acordo com as necessidades de cada empresa. Há muitas oportunidades de atualização profissional e de desenvolvimento gerencial, gratuitas ou de baixo custo.