30.07.18 – Faleceu Antônio Carlos Gomes, ícone da construção civil e um dos fundadores do Seconci-Rio

É com pesar que comunicamos o falecimento, no dia 29 de julho, do engenheiro Antônio Carlos Mendes Gomes, ex-diretor de relações institucionais do Seconci-Rio, entidade que ajudou a fundar e para a qual se dedicou integralmente, em todas as fases.  Também foi ex-diretor executivo do Sinduscon-Rio e ex-presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Respeito, carinho e admiração traduz um pouco dos sentimentos externados pelos amigos do setor da construção pelo companheiro, que tratava as relações trabalhistas com muita seriedade. Antonio Carlos deixa como legado seu exemplo como profissional e como dirigente, inspirando empresários e profissionais do setor, e sua filha Ana Cláudia Gomes, como sucessora.

Antônio Carlos tinha 78 anos, era casado com Maria Aparecida Pontes Gomes e tinha três filhos, Ana Paula, Ana Claudia e Marcelo, além de genros, nora e seis netos.

+++++

“Conheço o Antonio Carlos, há mais de 30 anos, e posso garantir que grande parte do que sou, aprendi convivendo com ele. Um ser humano exemplar e extremamente habilidoso, honesto, ético, competente e justo nas relações humanas, que sem dúvida alguma promoveu transformações extremamente importante para o nosso setor de construção do Brasil, especialmente no campo das relações capital e trabalho. Quando fundamos o Seconci-Rio, ele foi a referência que norteou a missão da entidade”. (Sergio Paiva, superintendente do Seconci-Rio)

“Antônio Carlos foi uma pessoa maravilhosa e de uma consideração enorme com os companheiros e funcionários do Sinduscon-Rio. Deixa uma lição para todos nós de competência e amizade. Eu tive um relacionamento de mais de 20 anos com ele” (Roberto Kauffmann, vice-presidente da CBIC e Sinduscon-Rio)

“Quem teve a oportunidade de conviver com ele guarda o aprendizado, vindo da sobriedade, coerência, paixão e, por que não, do carinho com o que tratava a tudo e a todos: do sindicalista ao empresário, do trabalhador ao Ministro de Estado”. (Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da CPRT/CBIC)