Cresce o investimento de empresas em causas sociais

O consumidor está cada vez mais atento ao posicionamento político, social e ambiental das organizações. E, ao contrário do que muitos pensam, a convicção em relação ao engajamento da empresa é um fator determinante na hora da compra para a maioria dos consumidores brasileiros, nos mais diversos segmentos. Segundo o estudo global Edelman Brand 2018, 69% das pessoas declararam que realizam compras por convicção sobre os valores de uma organização. O percentual cresceu 13 pontos em comparação com 2017, ano em que 56% dos entrevistados declararam essa motivação.

Quando o assunto são os colaboradores, o estímulo da empresa para que os funcionários pratiquem voluntariado ou se engajem em causas sociais também apresenta melhorias para a produtividade. Uma pesquisa realizada pela Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID) mostrou que 89% dos gestores de diferentes áreas consideram que o voluntariado corporativo faz a pessoa ser um profissional melhor.

Nesse contexto, a preocupação das marcas com a responsabilidade social tem crescido nos últimos anos. E as formas de se engajar são diversas. Fazendo a sua parte, o Seconci-Rio, dentro da sua missão de estimular a prática de ações de responsabilidade socioambiental, lançou, em 2016, o Programa de Relacionamento Comunitário, elaborando projetos nas áreas de saúde, educação e cidadania para que sejam desenvolvidos em comunidades

A MRV Engenharia foi a primeira empresa que abraçou o projeto e, nos últimos anos, centenas de pessoas das comunidades onde estão sendo construídos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida participam das ações, em um projeto constante de empoderamento dessas regiões.

Os resultados têm sido satisfatórios e reforçam a importância do engajamento nestas ações. Tanto que, neste ano, houve a expansão do Programa de Relacionamento Comunitário e a Caixa é a mais nova parceira do Seconci-Rio. Assim, estão sendo elaborados os planos de ação para que novos territórios recebam atividades de cidadania e qualidade de vida promovidas às comunidades.

A sua empresa pode e deve se envolver com esse compromisso, agir de forma efetiva e alcançar resultados bastante promissores.  As opções são muitas e podem ser desenvolvidas atividades que contemplem trabalho voluntário corporativo dentro dessas comunidades; criar comitês comunitários, onde questões relevantes sejam discutidas; realizar palestras sobre educação, saúde e meio ambiente; promover oficinas de capacitação para geração de renda ou até mesmo formação empreendedora para os microempresários locais.

Quer saber mais sobre o Programa de Relacionamento Comunitário? Clique aqui.

*Com informações do Portal Segs

 

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