Comunicação

De olho nas Normas Regulamentadoras

O Seconci-Rio tem, dentro de sua missão de cuidar da segurança e qualificação profissional dos trabalhadores, a preocupação de promover treinamentos e reciclagem quanto às Normas Regulamentadoras, garantindo o real cumprimento de suas exigências. Mensalmente, são oferecidas aulas teóricas e práticas, no Centro Profissional da Construção Civil, em Jacarepaguá.

É importante destacar que, para as empresas, mais do que respeitar a legislação, seguir à risca as Normas Regulamentadoras é a prova de que o setor está comprometido não apenas com o crescimento de seus funcionários, mas, principalmente, com a garantia de condições ideais de trabalho, afinal, as NR´s foram criadas para o trabalhador ter segurança no trabalho e, portanto, têm o propósito de criar ambientes adequados, seguros e salubres.

Todo esse rigor torna o ambiente melhor, uma vez que traz benefícios bem compensadores, como, por exemplo, a redução de gastos com licenças médicas, afastamentos e demandas judiciais, além de diminuir o índice de absenteísmo.

O cumprimento das Normas mostra que o empregador é comprometido com os seus colaboradores e os valoriza. Assim, tanto empregado como empregador saem ganhando, este por trabalhar num ambiente organizado com menos risco de acidentes, aquele por ganhar credibilidade junto ao mercado e boa relação com seus funcionários mais motivados e seguros.

Você está cumprindo as regras?

Para que a empresa cumpra as regras previstas é importante que tenha profissionais qualificados a cada função; faça estudos da legislação de Segurança do Trabalho e das normas técnicas e do ambiente de trabalho, para averiguação de possíveis causas de acidentes de trabalho; tenha conhecimento prático das NR´s e promova a participação do efetivo em cursos, palestras, atualizações, para que todos sejam informados a respeito da importância em seguir as normas de segurança.

Para garantir a atualização do conhecimento em NR´s, confira a data dos próximos cursos que o Seconci-Rio oferecerá para o setor:

  • NR10 – Eletricidade (reciclagem) – 10 a 12 de junho – CPCC – clique aqui
  • NR33 – Espaço Confinado – 17 a 19 de junho – CPCC – clique aqui
  • NR23 – Brigada de Incêndio – 17 a 21 de junho – CPCC –  clique aqui
  • NR10 – Eletricidade (básico) – 01 de julho – CPCC – clique aqui