Cultura

Espaço Cultural Clara Steinberg

 

Localizado na sede do SECONCI-RIO, o Espaço Cultural Clara Steinberg engloba a Galeria de Exposições e a Biblioteca Central. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Para grupos é possível o agendamento de visitas mediadas, por meio do telefone (21) 2101.2555. A entrada é franca.

: Galeria de Exposições

A Galeria de Exposições é de livre acesso ao público e, a cada dois anos, traz um novo projeto cultural para seu espaço. A ideia é proporcionar momentos de lazer e de conhecimento da arte, com interação cultural e educacional.

> Exposição Atual: Vida, sua Melhor Obra

O objetivo é levar os visitantes a uma viagem pelo corpo humano, incluindo todos os órgãos e funções, por meio de quadros, vídeos, esculturas e até mesmo um enorme útero, onde se pode explorar como se estivesse dentro dele. Além disso, há orientações sobre hábitos saudáveis para o dia a dia.

> Exposições anteriores

– Invenções que Marcaram uma Nova Era

– Dos Réis ao Real

– Cidade Maravilhosa: Você é Quem Faz

 

: Biblioteca Central

Composta de um repleto acervo, a Biblioteca Central está à disposição dos trabalhadores e seus dependentes, para empréstimo gratuito de livros e revistas. São mais de cinco mil títulos, de literatura brasileira e estrangeria, divididos em categorias diversas, incluindo infantis, romance, didático, religioso, de ficção, entre outros.

Para efetuar o empréstimo, basta comparecer à biblioteca, que fica na sede do SECONCI-RIO, e escolher o livro ou revista que quer levar para casa. O tempo de empréstimo é de 15 dias, podendo ser renovado de acordo com a necessidade do leitor. Também há DVD´s de filmes nacionais e internacionais que podem ser solicitados e entregues no mesmo prazo.

Quer verificar a disponibilidade de algum livro, revista ou DVD? Entre em contato pelo telefone ou pelo e-mail espacocultural@seconci-rio.com.br.

 

Quem é Clara Steinberg? 

O espaço cultural tem seu nome em homenagem à empresária pioneira na construção civil do Rio de Janeiro, conhecida como uma das primeiras mulheres a se formar em engenharia no Brasil, na década de 40. Clara Steinberg se formou em Engenharia Civil, pela Escola Politécnica, onde também se especializou em Engenharia Industrial e Econômica. É esposa do engenheiro Jacob Steinberg, com quem criou a construtora Servenco.

A educação sempre esteve ligada à história de Clara e sua preocupação com questões sociais sempre foi visível. A engenheira não se contentava simplesmente em construir, preocupava-se também com o bem-estar da sociedade, assim, foi pioneira na construção de imóveis que dispunham de áreas de recreação para crianças.

Sua humanidade também se representa no Instituto Rogério Steinberg, onde é diretora. A entidade promove ações voltadas para crianças e jovens de famílias de baixa renda, buscando despertar e desenvolver habilidades e talentos, por meio de atividades complementares nas áreas culturais, educacionais e recreativas.

Clara Steinberg é um exemplo de mulher e de ser humano, por isso o SECONCI-RIO quis homenageá-la, criando, em 2006, o Espaço Cultural que leva seu nome.