20.08.18 – Dia Nacional da Construção Social

Uma festa de integração das famílias. Assim foi a 12º edição do Dia Nacional da Construção Social, no Rio de Janeiro, que reuniu mais de três mil pessoas, na quadra da escola de samba Unidos da Tijuca, no Centro da cidade. Foi um dia em que os tamborins abriram alas para a construção civil, para que o maior evento de responsabilidade social do setor ganhasse a passarela. Assim, trabalhadores e seus familiares puderam aproveitar todos os serviços oferecidos pelo Seconci-Rio e empresas parceiras. Ao todo, foram realizados 15.239 atendimentos, nas áreas de saúde, cidadania e entretenimento.

O cuidado com a saúde foi um dos pontos altos da festa. Com mais de 2,7 mil atendimentos, a equipe do Seconci-Rio aferiu a pressão, fez rastreamento oftalmológico, teste de glicose, orientou quanto ao IMC e realizou vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. Além disso, os participantes puderam aprender a fazer a escovação dos dentes corretamente e saber um pouco mais sobre câncer bucal.

A criançada se esbaldou no parque de infláveis, cama elástica e com um grupo de animação, que colocou todo mundo para dançar, fazer cabo de guerra e outras brincadeiras. Os pais também participaram das atividades, proporcionando momentos de aproximação da família.

No Espaço Cidadania, o tema da festa, que este ano era O Futuro dos Nossos Filhos, serviu de cenário para uma série de ações educativas e informativas. Mais de 1,7 mil pessoas participaram das atividades, que envolveram uma exposição sobre a importância da paternidade e jogos para entender como educar e se integrar melhor com a garotada. No espaço da beleza, as equipes não pararam um segundo sequer, cortando cabelos, fazendo limpeza de pele, hidratação das mãos, maquiagem, peeling e sobrancelha.

Para a auxiliar de serviços gerais, Edilene, o evento teve sabor de estreia. Presente pela primeira vez, levou seus quatro netos e elogiou a iniciativa. Já Francisco Antônio de Siqueira, que é mestre de obras, prestigiou pela quarta vez a festa e destacou que esta é uma oportunidade de reunir a família. “Hoje, infelizmente, falta proximidade estre as pessoas de uma família. Um evento desses ajuda a agregar, mas tenho uma família feliz e unida”, disse ele, que levou a filha, Raquel, o genro, Francis, e o neto, Cauã.

Veterano de todas as edições do Dia Nacional da Construção Social, o carpinteiro Paulo Miguel dos Santos, da empresa Caçapava, disse que a festa é o momento que ele tem para rever seus amigos da construção e, também, do Seconci-Rio. “Conheço muita gente e, aqui, consigo encontrar e falar com todos”, disse ele.

O Dia Nacional da Construção Social, mais uma vez, cumpriu o objetivo de reunir as famílias e de reforçar a missão das entidades de contribuir socialmente para o bem-estar da comunidade. Idealizado pela CBIC, no Rio de janeiro foi realizado pelo Seconci-Rio, com apoio do Sinduscon-Rio e do Sintraconst-Rio.

O evento foi patrocinado pelas empresas de engenharia MRV, Tempore e Céu, com co-patrocínio da California Coast, Câmara Costa Engenharia Integrada, LS Gomes Instalações, Montalag Construções, Nobilis Construções, Transmater Transporte e Terraplanagem, Rio Chami Imobiliária e das empresas de engenharia, Darwin, FAS, Guarutherm, HL, RJ Asfalto, SIG, Sociedade de Obras e Projetos e WL.

Também apoiaram esta edição, oferecendo serviços: Firjan/SESI, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Promundo, Cursos Márcia Gambarine, Instituto Locus, Laboratório Biomédico, Observatório Social do Brasil e a Rede Não Bata, Eduque.

 

Confira abaixo as imagens do evento:

 

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também