Formando Líderes para o Futuro da Construção

Ana Cláudia fala sobre o CBIC Jovens para alunos da UFF

O Projeto CBIC Jovem foi apresentado, na manhã do dia 19, durante a XVIII Semana de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Na ocasião, a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), da CBIC, e gerente de relações institucionais do Seconci-Rio, Ana Cláudia Gomes, falou sobre a criação do projeto, que tem o objetivo de capacitar estudantes em gestão e liderança. O Seconci-Rio, em parceria com o Sinduscon-Rio, pretende reforçar a atuação desse grupo no Estado do Rio, com perspectiva de formar novos líderes para o setor da construção.

O consultor de gestão, Ayrton Sergio Ferreira, que acompanha os participantes do CBIC Jovem, também participou do evento, ministrando uma palestra sobre liderança, mostrando as reais habilidades de um líder e como tratar questões de hierarquia. “Um verdadeiro líder é aquele que busca maximizar resultados, encorajando, estimulando e propondo desafios para sua equipe”, afirmou ele.

“Precisamos da hierarquia para viver, mas não podemos viver para a hierarquia” (Ayrton Ferreira)

Finalizando, Ana Cláudia e o estudante representante do CBIC Jovem no Rio, Pedro Pontes, convocaram os mais de 60 alunos do curso de Engenharia que estava presentes na palestra, para participar do grupo que está sendo formado para troca de experiências e de ideias, com o objetivo de fomentar o projeto no Estado.

Construção Legal

Em outro momento, no mesmo evento, Ana Cláudia também falou aos estudantes sobre os objetivos e a dinâmica do programa Construção Legal, criado, ano passado, pelo Seconci-Rio, em parceria com o Sinduscon-Rio, Sintraconst-Rio e Ademi-RJ. A ideia foi mostrar a movimentação do setor para garantir a legalidade dos processos e contratações que são acordadas cotidianamente, nas diversas áreas da construção civil.

A gestora explicou que ética e compliance precisam nortear as estratégias das empresas, então, as quatro entidades estão oferecendo ferramentas, dentro de sua expertise, para redução de riscos de não conformidades, o que gera o aperfeiçoamento dos processos e procedimentos. “Com o programa, as entidades querem colaborar para proteger a reputação das empresas, ao mesmo tempo em que se atende às exigências do mercado e se cria um ambiente com mais segurança jurídica para todos os envolvidos no processo”, disse ela.

Sobre o CBIC Jovem

Idealizado em 2016, pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da indústria da Construção (CBIC), presidido por Ana Cláudia Gomes, o grupo CBIC Jovem tem o objetivo de formar novos líderes para o setor da construção. O projeto conta com a participação voluntária de estudantes, jovens empresários e gestores do setor da construção das cinco regiões do País. Ao longo do ano, são realizados encontros para troca de experiências e debates sobre gestão de pessoas, desempenho, planejamento estratégico, treinamento e outros conteúdos.

Sobre o Construção Legal

O programa Construção Legal foi criado para atender aos conceitos de ética e compliance que devem reger os negócios de uma empresa, atualmente. Seu objetivo é promover uma intensa conscientização de empresários, trabalhadores, sociedade e Governo sobre a importância do cumprimento de requisitos legais e normativos, para garantia de um ambiente de negócios mais seguro, competitivo, ético e leal. Resultado da união de quatro entidades: Seconci-Rio, Sinduscon-Rio, Sintraconst-Rio e Ademi-RJ, o programa defende e apoia ações que venham a combater as irregularidades nas relações com fornecedores, trabalhadores, consumidores e governo. Por meio da criação de uma rede articulada de parceiros que prestam serviços com economia, qualidade, conformidade e agilidade para as empresas, o programa fortalece as entidades representativas do setor e estimula a adoção de práticas legais na operação desta indústria, beneficiando toda a sociedade.

Compartilhe essa notícia:

Veja também