Comunicação

Gestão de Pessoas na Construção Civil

 

Gerir significa exercer gerência, dirigir, administrar. Ou seja, gerir pessoas diz respeito a uma verdadeira arte, que envolve inteligência emocional, carisma, paciência e posicionamento. No ramo de construção civil, em que líderes trabalham com equipes muito extensas, é preciso ainda mais “jogo de cintura”. A gestão de pessoas na construção civil se faz muito necessária e importante para controle e segurança.

É notório que uma gestão pouco eficiente desperta a improdutividade da equipe. Catalisadas pelo pouco engajamento e insatisfação, os times passam a perder seus melhores talentos, justamente por não estimularem processos mais acessíveis e a valorização das pessoas.

Uma gestão de qualidade na construção civil deve visar, assim como em outras instituições, criar boas práticas que diminuam o volume de rotatividade nos negócios.

Como liderar equipes no setor de Construção Civil?

O maior desafio, sem dúvida alguma, é alinhar metas, fazer com que todos estejam sempre na mesma página. O pedreiro, mestre de obras e todos os outros encarregados devem saber seus papéis de forma clara e objetiva. Por outro lado, como um grande canteiro de obras demanda muitos trabalhadores, ter empatia, flexibilidade para lidar com pontos de vista diferentes e perceber peculiaridades de cada membro da equipe, são fatores essenciais para o sucesso do time.

Conheça algumas dicas básicas para otimizar a sua gestão de pessoas na construção civil:

  • Siga a ética profissional e os valores estabelecidos para a execução de um trabalho. Seja uma verdadeira inspiração!
  • Esteja ao lado de seus encarregados: é preciso remar junto aos demais.
  • Promova a positividade e entusiasme os que estão em volta.
  • Tenha paciência e saiba todos os elementos que envolvem uma situação problemática antes de julgar alguém ou um fato.
  • Co-crie. Co-participe.
  • Seja transparente.
  • Coloque em prática a regra dos 4 Cs – “Compromisso”, “Colaboração”, “Comunicação” e “Cooperação”.
  • Verifique resultados positivos e ressalte destaques na equipe. Para a situação inversa, prefira dialogar a sós.
  • Agilize processos: quem sabe um controle de ponto eficiente possa ser a porta de entrada para gerir melhor pessoas e suas jornadas de trabalho? Pense nisso.

 

Fonte: Blog Tangerino