Comunicação

Ministério do Trabalho realiza fiscalizações que beneficiam mais de 37,5 mil trabalhadores

O Ministério do Trabalho realizou, entre janeiro e agosto deste ano, um total de 150.520 fiscalizações para verificação do cumprimento das normas trabalhistas e de segurança e saúde no trabalho. Segundo o Departamento de Segurança e Saúde, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), 37.572.251 trabalhadores foram alcançados pelas ações de fiscalização, neste período.

As auditorias do Ministério analisaram 1.145 acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho e executaram outras 26.797 ações fiscais para prevenção de eventos neste sentido, além de propiciar a inserção de 85.909 aprendizes e 29.748 pessoas com deficiências no mercado de trabalho sob ação fiscal.

Os dados da SIT mostram ainda que ocorreu o afastamento de 576 crianças ou adolescentes das piores formas de trabalho infantil e que 69.336 empregados foram encontrados pela fiscalização sem o devido registro em carteira.

As informações e estatísticas de inspeção do trabalho apresentadas revelam a importância de as empresas se empenharem no cumprimento das exigências das Leis e NR´s, em todos os âmbitos que envolvem as relações de trabalho. Na construção civil, o desenvolvimento de programas de Saúde e Segurança do Trabalho efetivos, além de garantirem a integridades dos trabalhadores, permitem a redução dos números de acidentes e não conformidades.

Em tempos de compliance e de eSocial, é cada vez mais premente uma gestão responsável, para que as empresas assegurem sua reputação frente ao mercado e aos consumidores, garantindo perenidade de sua atuação.

Com informações de: Portal do Ministério do Trabalho

Foto: Portal Dom Total – (Sinait/GRTE/Marabá)