Nota Conjunta esclarece pontos sobre a simplificação do eSocial

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a Secretaria Especial da Receita Federal e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital divulgaram uma Nota Conjunta esclarecendo pontos sobre a simplificação do eSocial e a forma de envio das informações.

Confira a íntegra da NC:

Ministério da Economia

Nota Conjunta SEPRT/RFB/SED nº 1/2019

 

Assunto: Simplificação do eSocial

 

A presente Nota trata da Simplificação da Escrituração Digital das Obrigações Fiscais,
Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.

2. O Decreto nº 8.373 de 11 de dezembro de 2014 instituiu eSocial como instrumento de
unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais,
previdenciárias e trabalhistas, assegurando tratamento diferenciado às micro e pequenas
empresas.

3. O eSocial já é uma realidade, no entanto, está passando por um processo de simplificação a
fim de tornar a sua utilização mais intuitiva e amigável nas plataformas web destinadas ao uso
pelo empregador doméstico e pelas pequenas empresas.

4. No mesmo sentido, estão sendo eliminados ou simplificados diversos campos do leiaute
relativos às informações trabalhistas a fim de tornar menos oneroso o preenchimento pelas
empresas, o que não implicará a perda de investimentos aplicados pelo setor público nem
tampouco pelo setor privado. Esse processo está sob gestão da Secretaria Especial da Previdência
e Trabalho.

5. As obrigações comuns decorrentes da folha de pagamento com repercussões trabalhistas,
previdenciárias e tributárias, inclusive relativas aos órgãos públicos, continuarão a ser
transmitidas para o ambiente único nacional, disciplinado em ato conjunto da Secretaria Especial
da Previdência e Trabalho e da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

6. As informações de natureza tributária, inclusive para o financiamento da previdência social,
serão tratadas na Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, módulo
do Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de
2007.

7. Com o intuito de garantir a segurança jurídica e a previsibilidade no ambiente de negócios das
empresas, a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho e a Secretaria Especial da Receita
Federal editarão no prazo de até 30 de setembro de 2019, ato normativo conjunto que
disciplinará a forma de envio das informações ao ambiente único nacional, bem como o
cronograma de substituição ou eliminação das seguintes obrigações:

a) GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;

b) CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e
demissões de empregados sob o regime da CLT;

c) RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;

d) LRE – Livro de Registro de Empregados;

e) CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;

f) CD – Comunicação de Dispensa;

g) CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;

h) PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;

i) DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;

j) DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;

k) QHT – Quadro de Horário de Trabalho;

l) MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;

m) Folha de pagamento;

n) GRF – Guia de Recolhimento do FGTS; e

o) GPS – Guia da Previdência Social

Rogério Simonetti Marinho
Secretário Especial de Previdência e Trabalho

Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque
Secretário Especial da Receita Federal do Brasil

Paulo Antonio Spencer Uebel
Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital

 

Fonte: Portal eSocial

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