Programas Ocupacionais

O SECONCI realiza a preço de custo todos  os programas exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Previdência Social.

O SECONCI oferece uma completa consultoria em Saúde e Segurança no Trabalho. Desta forma, sua empresa  pode atender às exigências legais com mais qualidade,eficiência e economia.

PCMSO: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

Uma exigência da NR-7, o PCMSO do SECONCI realiza um monitoramento completo, com atendimento médico real e a realização de todos os exames complementares necessários ao monitoramento das condições de saúde de cada trabalhador de empresa contribuinte.

No SECONCI, consulta e diagnóstico são realizados sempre que possível no mesmo espaço e no mesmo dia, garantindo economia de tempo para empresa e trabalhadores.

Ao contratar o PCMSO do SECONCI sua empresa poderá escolher entre dois modelos de atendimento:

  1. Um valor fixo per capta mensal que já inclui além da Coordenação e da elaboração dos relatórios, a consulta médica ocupacional;
  2. Um per capta mensal reduzido que inclui apenas a Coordenação, a elaboração dos relatórios ficando a empresa responsável por arcar com o custo da consulta ocupacional sempre que encaminhar um trabalhador para o exame.

Nos dois modelos, o pagamento dos exames complementares necessários são realizados a parte quando da realização do mesmo pelos trabalhadores.

Para escolher o modelo que mais atende a necessidade de sua empresa consulte nossos especialistas.

PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais do SECONCI tem por objetivo atender todas as exigências da NR-9, garantindo um efetivo levantamento dos riscos existentes nas frentes de trabalho que podem colocar em risco a saúde do trabalhador.

Nossa equipe de profissionais está preparada para identificar todos os riscos existentes no canteiro assim como para fazer a antecipação dos mesmos.

PCMAT: Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho

De acordo com a NR-18, o PCMAT é obrigatório para empresas de Construção com mais de vinte trabalhadores no canteiro de obras.

O PCMAT desenvolvido pelos profissionais do SECONCI se propõe a realizar um acompanhamento efetivo de todos os riscos existentes dentro do canteiro, que é traduzido em um planejamento de segurança para cada fase do processo construtivo.

Clique para abrir o arquivo PDF:

Minuta do convênio para elaboração do PCMAT

 

Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

O LTCAT tem como objetivo identificar a exposição aos agentes físicos, químicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais a saúde ou à integridade física dos trabalhadores, para fins de concessão da aposentadoria especial. O LTCAT deverá ser elaborado e assinado por um Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho com especialização em higiene do trabalho, devidamente habilitados nos respectivos conselhos de classe.

Clique para abrir o arquivo PDF:

Convênio para elaboração dos Programas LTCAT E PPP

 

PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário

O PPP é uma exigência da Legislação Previdenciária, que entrou em vigor por força da Instrução Normativa 99 (IN-99). Trata-se de um documento indispensável a empresas da construção, pois é obrigatório para acompanhamento de trabalhadores expostos a agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, considerados para fins de aposentadoria especial. Esse serviço é oferecido a todas as empresas que elaboram LTCAT com o SECONCI.

Clique para abrir o arquivo PDF:

Convênio para elaboração dos Programas LTCAT E PPP

Assessoria em Segurança no Trabalho (Folder)

O mais novo serviço do SECONCI que irá ajudar a sua empresa na implementação de todos os programas de Segurança no Trabalho.

Dúvidas frequentes

Por que o PPRA deve ser elaborado?
De quem é a responsabilidade de elaborar o PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais)?
Quando deve ser acompanhado o PPRA?
Se o canteiro de obras possui mais de 20 trabalhadores devemos fazer PPRA ou PCMAT?
De quem é a responsabilidade de implementar o PCMAT no canteiro de obras?
Quando o PCMAT deve ser acompanhado?
O que deve constar no LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho)?

 

 

Downloads

Cartilha 2016
Download da Declaração de Idoneidade 2016
Notas Orientativas 2016
Planilha dos indicadores reativos 2016
Naturezas 2016