Saúde e Segurança no Trabalho

PCMSO: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

 

Com o objetivo de promover e preservar a saúde do trabalhadores, a NR-7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO para todos que admitem trabalhadores como empregados. .

O PCMSO é importante para prevenir, monitorar e controlar possíveis danos à saúde e à integridade do empregado, além de detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito às doenças relacionadas ao trabalho. Neste ponto, estabelece a realização de exames médicos ocupacionais, sendo eles: admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

Este tipo de programa deve ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, identificados por meio do Programa de Prevenção Riscos Ambientais (PPRA) ou do Programa de Condições de Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT)

No SECONCI-RIO, os exames ocupacionais e os exames complementares, como Audiometria, Espirometria, Acuidade visual, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais e Exames de Imagem (RX de tórax PA/Perfil e Ultrassonografia), são realizados na sede da entidade, otimizando a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), em até 48h*.

* Caso o paciente seja submetido ao exame de Eletroencefalograma, o ASO é emitido em até 72h, pois este é realizado em uma clínica credenciada, indicada pelo SECONCI-RIO.

Entre em contato com o Seconci-Rio para mais informações sobre a implantação do PCMSO ou preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento.


Solicite seu Orçamento