Relacionamento Comunitário Gera Sustentabilidade do Negócio

Iniciar uma obra requer muito mais do que logística de material e de pessoal. É preciso somar ao projeto ações de investimento social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades que ficam no entorno do empreendimento. Esta é uma forma de desenvolver diálogo com a sociedade, gerando um impacto social e ambiental positivo, que vai refletir diretamente no fortalecimento da imagem da empresa e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio.

Este tipo de investimento também está alinhado com os principais requisitos de responsabilidade social corporativa, incluindo o atendimento aos principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que visa à transformação dos atuais padrões de desenvolvimento para um novo modelo que reduza a pobreza, as desigualdades de renda e de gênero, a exclusão social, a degradação dos recursos naturais e que promova a paz, a segurança alimentar, o uso eficiente dos recursos, dentre outros desafios.

A sua empresa pode e deve se envolver com esse compromisso, agir de forma efetiva e alcançar resultados bastante promissores. O Seconci-Rio, dentro da sua missão de estimular a prática de ações de responsabilidade socioambiental, criou o Programa de Relacionamento Comunitário, justamente para auxiliar as empresas a desenvolverem seu programa de investimento social de forma efetiva.

A primeira empresa que abraçou o Programa foi a MRV Engenharia que, desde janeiro de 2017, vem promovendo ações sociais, culturais e ambientais para as comunidades vizinhas aos empreendimentos que estão em construção, nas regiões de Vila Lage, em São Gonçalo, Santa Cruz, Campo Grande e Itaboraí.

Assim, ao longo do ano, é oferecida uma série de oportunidades para as pessoas, incluindo cursos de capacitação e de qualificação profissional, projetos sociais e ações educativas, sempre com o objetivo de garantir um novo olhar de futuro para essas comunidades. Os resultados têm sido expressivos e milhares de pessoas já foram beneficiadas.

As opções são muitas e as empresas podem desenvolver ações que contemplem trabalho voluntário corporativo dentro dessas comunidades; criar comitês comunitários, onde questões relevantes sejam discutidas; realizar palestras sobre educação, saúde e meio ambiente; promover oficinas de capacitação para geração de renda ou até mesmo formação empreendedora para os microempresários locais.

Quer saber mais sobre o Programa de Relacionamento Comunitário? Clique aqui.

Compartilhe essa notícia:

Veja também