Responsabilidade Social Frente à Tecnologia

A construção civil, notoriamente, faz ampla utilização de mão de obra humana, mas não se pode negar que a tecnologia avança no setor. Dentro deste cenário, a responsabilidade social das empresas se torna latente, havendo real necessidade de investimento e capacitação de pessoal, para que os processos fluam e se desenvolvam efetivamente.

Atualmente, estão disponíveis para o setor uma gama de possibilidades tecnológicas, como programas de modelagem 3D, drones utilizados nas obras, estações robóticas ou dispositivos de gestão de documentos e afins. As novas tecnologias avançam, ano a ano, e estimativas dão conta de que os próximos cinco anos serão de mudanças ainda mais profundas para todas as indústrias, para o mercado de trabalho e para o consumo.

Em evento recente, realizado pela IT Mídia, empresa de soluções integradas B2B, executivos de três grandes companhias no Brasil refletiram não só os avanços da tecnologia, como também levantaram essa questão das responsabilidades das empresas, do governo e da própria sociedade, diante desse futuro.

Os executivos são Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil, e Tonny Martins, presidente da IBM Brasil, que defendem que o futuro será de parceria entre homens e máquinas.

Tonny Martins reforçou que a automação já é realidade em muitos setores do Brasil. Neste cenário, apontou os desafios que corporações, profissionais e governos têm pela frente. “O que vemos é que ainda há uma visão limitada dos próprios times de TI. Hoje, tudo deve ser integrado. Negócios, tecnologia, é preciso unir competências”, aconselhou.

A responsabilidade social das empresas em um momento de profunda transformação digital foi ressaltada por Galvão, da Oracle: “Acho que nosso papel como empresa de tecnologia é sermos grandes habilitadoras e conseguir dar informação e capacitação para as pessoas”, concluiu.

Tecnologia Aliada à Produtividade

Importante ressaltar que essa responsabilidade social frente às novas tecnologia traz benefícios às empresas, pois processos bem empregados e executados geram aumento de produtividade e, também, competitividade. Isso é possível por meio de smartphones, internet, aplicativos, maquinários modernos e materiais inovadores, que são aliados na obtenção de uma equipe mais produtiva.

Assim, o investimento em recursos tecnológicos e na capacitação para utilização desses recursos é fundamental na garantia de um bom desempenho da obra, pois evitam atrasos, baixa qualificação da mão de obra e falta de planejamento, que são fatores que abalam o planejamento e a credibilidade da empresa.

Fica claro que esse investimento se traduz em vantagens, como redução no tempo da construção, padronização das atividades, diminuição de retrabalhos, menos prejuízos com funcionários que sofrem acidentes de trabalho, canteiro de obras bem planejado e funcionários capacitados.

Fonte: IT Forum 365; Mapa da Obra (Votorantin)

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também