Comunicação

Revitalização transforma lixão em espaço de convivência

 

A comunidade de Vila Lage, em São Gonçalo, recebe, hoje (07), um espaço totalmente revitalizado, onde, anteriormente, havia um lixão, em frente à Escola Lúcio Tomé Feteira. A ideia de transformar o lugar veio da indignação que os moradores da região sentiam em ver o local completamente abandonado e da iniciativa dos projetos socioeducativos “Solo” e “Ecorráuze”, que organizaram um mutirão de limpeza com a comunidade.

A revitalização aconteceu em duas etapas e mobilizou mais de 40 voluntários, entre estudantes universitários e voluntários da comunidade. Primeiramente, foi feita a limpeza do local, com a retirada de mais de 15 caminhões de lixo. Depois, foi realizado o plantio de mudas de plantas e de flores, além da instalação de lixeiras de coleta seletiva e de um banco de terra, para a criação de um espaço de convivência.

Todas as ações realizadas em Vila Lage tiveram o apoio do Seconci-Rio, que vem estimulando este tipo de iniciativa em comunidades do entorno de empreendimentos imobiliários, e da prefeitura local. Para Pedro Pontes, integrante do Projeto Solo que esteve à frente de todo o processo, abraçar essa causa foi fundamental para evitar a deterioração daquele espaço e para ensinar à comunidade noções de preservação ambiental.