Comunicação

03.08.18 – Saúde na Ordem do Dia

 

No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população quanto à importância de se prezar pela saúde e valorizar os cuidados com ela. As pesquisas que avaliam os números de incidência de doenças no Brasil denotam a necessidade de se deflagrar campanhas nesse sentido.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, por exemplo, existem, atualmente, no Brasil, cerca de 17 milhões de hipertensos e a estimativa é que, até 2025, esse número aumente na ordem de 80%. Já de acordo com a a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 18 milhões de brasileiros possuem colesterol alto, com prevalência maior entre as mulheres.

Hipertensão e colesterol alto, muitas vezes, estão ligados a fatores de risco que podem ser evitados, como cigarro, sedentarismo, obesidade, má alimentação e consumo excessivo de álcool e gorduras. Assim, com base nesses dados e na ciências de que muitas outras doenças podem ser combatidas com a promoção de hábitos saudáveis de vida, é de extrema urgência que se conscientize as pessoas a buscarem novos padrões de saúde e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

No Seconci-Rio, a saúde é um dos principais pilares da missão da entidade. Em seus 30 anos de existência, são promovidos programas e serviços de atendimento à saúde do trabalhador, na sua sede e nos canteiros de obra, sempre com o compromisso de promover ações de informação e prevenção. A premissa é que trabalhadores saudáveis são mais produtivos e, consequentemente, transformam-se em agentes importantes no desenvolvimento do setor.

Engaje-se também nessa campanha! Todos pela saúde dos trabalhadores e da sociedade em geral!

Sobre o Dia Nacional da Saúde

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como FIOCRUZ, e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.

A data foi oficializada, em 1967, pelo Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, por meio do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro daquele ano.