Comunicação

Segurança do trabalho não é só EPI

É notória a importância da segurança do trabalho nas empresas. Mas sua empresa pratica a segurança do trabalho no dia a dia? Essa ação é essencial para promover a proteção e a prevenção de acidentes. Assim, identificar, reconhecer e  proteger os perigos que a rotina pode oferecer é fundamental.

Muitas vezes os trabalhadores não reconhecem ou não sabem dos riscos que estão expostos ao exercer as tarefas profissionais. Por isso, é importante falar sobre a segurança do trabalho e mostrar que colocá-la em prática acarreta um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Lembre-se que a segurança do trabalho não é só EPI. O uso do Equipamento de Proteção Individual é apenas uma das inúmeras medidas de segurança que podem ser adotadas pelo Técnico ou Engenheiro de Segurança, para eliminar ou reduzir os riscos ambientais existentes em um determinado local.

Para auxiliar as empresas quanto a melhor forma de elaboração dos Programas de Segurança no Trabalho, o Seconci-Rio oferece uma assessoria que realiza um acompanhamento personalizado, por um técnico qualificado, para garantir a correta implementação das ações e o supervisionamento.

A apresentação de relatórios semanais, para a identificação de não conformidades e oportunidades de melhorias identificadas durante visitas técnicas, avaliação quantitativa de ruídos, orientação quanto à correta utilização dos EPI´s e orientação para a realização e controle dos demais treinamentos exigidos pelas Normas Regulamentadoras são alguns dos serviços que as empresas recebem com essa assessoria.

A importância da segurança no trabalho deve ser valorizada todos os dias pelas empresas e seus colaboradores. Não deixe essa responsabilidade fora da sua ordem do dia!