Programa Vizinho do Bem MRV – Edital de Apoio a Pequenos Projetos

Confira os projetos vencedores da primeira etapa do Edital!


[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Associação creche baby disney”]

A creche baby Disney tem como prioridade a educação, saúde, higiene, alimentação e cultura. Preparando as crianças da comunidade local para um futuro mais promissor e tendo como objetivo principal a inserção dos mesmos na sociedade. Tudo isso através de uma educação inclusiva, possibilitando sua atuação na comunidade como multiplicador das melhores práticas pedagógico educacionais e culturais. A creche baby Disney tem proporcionado às crianças da comunidade local suporte escolar e apoio social integral. Acreditamos na mudança da realidade dessas crianças e de seus familiares, contribuindo na melhoria de cada família.

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Crescer e aprender”]

O projeto visa potencializar o aprendizado e a convivência socioafetiva das crianças matriculadas na creche, com aplicação de atividades educativas e culturais, com o claro propósito de formar cidadãos prósperos e propagadores dos bons costumes.

O projeto tem o claro objetivo de construir uma visão de futuro diferente através da educação, da cultura e do esporte, onde as crianças entenderão que prosperidade e respeito se conquistam com a construção de vida digna.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Copa cristã amigos & irmãos futebol society”]

O projeto Copa Cristã Amigos &Irmãos tem o propósito de promover comunhão e confraternização entre diversas jovens, além de um trabalho social fazendo com que o jovem se ocupe o afastando assim da vida errante.

Desenvolvemos um trabalho social e esportivo com jovens. Cada jovem que entra no projeto, participa das competições e cria um elo de amizade uns com outros, isso acaba gerando mais um cidadão de bem. Além do mais a pratica de atividades esportivas é muito benéfica para a saúde. Agregar esporte, saúde e educação é o nosso objetivo.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Cine club”]

O Projeto Cineclube Vila surge como uma proposta de ser um espaço de experimentação e criação, articulando formação de arte, cultura e pensamento, levando o cinema aos moradores do bairro do Vila Lage, de forma itinerante, exibindo filmes, documentários, curtas, vídeos e clipes, promovendo oficinas, rodas de debate e ações acerca da realidade socioambiental de nosso bairro.

O Cine Clube Vila tem como objetivo abrir diálogo sobre o fortalecimento da identidade da população que compõe o cenário do bairro Vila Lage, de maioria afro-brasileira e a sua representatividade, frente a necessidade de conscientização e transformação socioambiental de seu espaço físico, propondo estratégias que dialoguem sobre a realidade e imaginários locais destes moradores, possibilitando a construção de suas próprias narrativas.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Econstrindo – Diálogos ecorráuze”]

O ECOnstruindo – Diálogos Ecorráuze tem por objetivo trabalhar a educação ambiental com membros das comunidades vizinhas ao empreendimento Reserva Solare. Apresentar conceitos como sustentabilidade, resíduos sólidos, efluentes, contaminação de água e solo, consumo consciente, compostagem, alimentação saudável, horticultura, prevenção de doenças e saúde coletiva. Todos esses conceitos e temáticas que os abrangem serão

abordados de forma lúdica, contando com rodas de conversa e apresentações vinculadas a práticas criativas, oficinas e exibição de filmes com conversa sobre os temas. A pertinência do projeto ECOnstruindo está em fornecer ferramentas, técnicas e tecnológicas associadas ao conhecimento teórico para a capacitação dos moradores das comunidades com as quais trabalharemos. Sendo assim, objetivamos sempre agregar crianças de faixa etária entre 8 e 18 anos em nossas atividades.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Olodu’mirim”]

Em um espaço de aproximadamente 100 m², todos os sábados de 10:00 as 13:00 o Olodumaré disponibiliza professores, monitores e coordenadores, e leva a crianças e adolescentes da circunvizinhança aulas de percussão afro. O objetivo do projeto, é ocupar a cabeça da garotada, tirando-as da ociosidade, fazendo um trabalho de inclusão social através da música, cultura e arte.

Nossa proposta é criar uma opção de lazer e iniciar crianças e adolescentes no caminho da música e quem sabe criar uma oportunidade de uma carreira profissional no futuro.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Ofícios do Vila Lage”]

O Projeto OFÍCIOS DO VILA LAGE consiste na ocupação de um espaço existente no bairro, de propriedade deste proponente, que funciona como centro de reciclagem. O espaço, que possui instalações prontas e equipadas, abriga oficinas para o ensino de ofícios como a serigrafia e areciclagem artística de materiais, além de aulas de reforço escolar para a comunidade.

Solicitamos por meio deste edital, financiamento para melhorar a oferta de atividades do espaço e ampliar o número de pessoas atendidas. Com este incentivo, acreditamos que podemos oferecer formação técnica e apoio escolar para jovens e adultos da região do Vila Lage, ampliando sua gama de possibilidades de trabalho e renda e fortalecendo sua autoestima através de atividades empreendedoras e criativas.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Ocupasound”]

Através de uma caixa de som adaptada a uma bicicleta, o evento propõe reunir artistas, ciclistas, skatistas, patinadores e toda a população de São Gonçalo para fazer de uma área pública a extensão de suas casas. Com tracks de todos os ritmos: Jazz, Soul, R&B, Rock, Blues, Reggae, Dub, Dance hall, Rap, Funk, Samba, Maracatu, Afoxé, Carimbó, Cúmbia e muitas outras coisas inclassificáveis. A predileção é sempre pelas que tocam pouco (ou quase nunca) no rádio, as esquecidas e pouco estimadas, essas que na proposta do OcupaSound merecem toda reverência.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Projeto Solo”]

O Projeto Solo foi desenvolvido por 5 universitários das áreas de engenharia, medicina e comunicação e almeja trazer algumas soluções para o crescente problema do lixo e da falta de consciência ambiental das pessoas. Nesse sentido, levaremos às escolas palestras sobre educação ambiental para que cada vez mais jovens e crianças desenvolvam uma percepção crítica e constatem o quanto suas práticas diárias afetam o meio em que vivem. Além das palestras para professores e alunos das escolas da região, o projeto contará com oficinas práticas de compostagem e horta. Oficina de compostagem: Cerca de 50% do resíduo doméstico é orgânico, portanto a compostagem, que nada mais é do que a geração de adubo e fertilizante através da decomposição natural destes resíduos, é uma saída simples e eficaz para essa problemática. Oficina de horta: o aprendizado do plantio de sementes e mudas é capaz de dar utilidade ao adubo orgânico gerado pelas composteiras, reutilizar garrafas pet que seriam descartadas e estimular uma alimentação saudável, através da produção de vegetais orgânicos.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Projeto musicalização nas escolas”]

O projeto levará às crianças das escolas públicas de São Gonçalo apresentações interativas com musicalização, sensibilizando-as para novos núcleos, como os 12 atuais que hoje replicam a metodologia exitosa em 22 anos da Orquestra de Cordas da Grota. O projeto mediante apresentações interativas com musicalização com alunos das escolas públicas de São Gonçalo buscará sensibilizá-los para as oportunidades oferecidas pela música. Isso ficará evidenciado pelos depoimentos de jovens do Núcleo do Badu que são protagonistas da transformação social em sua comunidade, constituindo-se em modelos seguidos pelas crianças locais. Após cada apresentação nas escolas em que os alunos tomarão conhecimento do projeto, abrir-se- ão inscrições para aula sem grupo no próprio colégio, em horário no contra turno escolar. Com um número de inscrições representativo, será aberto um Núcleo no colégio, a exemplo do que já acontece no Município de Niterói.

Confira o vídeo do projeto clicando clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Projeto social novo amanhã”]

O Projeto Social Novo Amanhã vem oferecer a meninos e meninas de 04 á 18 anos a inclusão social através do Esporte, com praticas de Jiu-Jitsu, Judô, Muay Thai, kick Boxe, Boxe e Capoeira. Hoje recebemos crianças e adolescentes das comunidades do entorno, são elas: Conjunto Res. Araribóia, Comunidade do Galão, Morro da Bandeira, Morro de Furnas e Barro Vermelho. Todo esse trabalho conta com o voluntariado de mestres.
Nosso objetivo é oportunizar de um futuro melhor através da prática esportiva dando a este jovem e adolescente mais uma opção que não seja as drogas e a criminalidade.

O Projeto Social Novo Amanhã, se propõe a incluir socialmente essas crianças, jovens e adolescentes trazendo uma nova perspectiva de vida, como uma forma de complemento, acompanhamos os boletins escolares e oferecemos reforço escolar com o trabalho voluntário de uma professora que tem seu filho no projeto.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Produção audiovisual de bolso”]

O objetivo desse projeto é a criação do curso PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE BOLSO destinado a jovens e adultos de baixa renda, moradores do município de São Gonçalo e cidades adjacentes. Durante o curso os participantes vão fazer uma imersão no mundo audiovisual, deixando de serem telespectadores para se transformar em criadores de seus próprios conteúdos audiovisuais.

Vamos através do curso demonstrar técnicas básicas de filmagem, aplicativos que podem facilitar a produção, ter conversas sobre linguagem cinematográfica e produção audiovisual, com o objetivo de que todos os participantes produzam durante o curso algum conteúdo, como um jornal de notícias da região, um curta metragem de suas histórias, um clipe de algum artista local, entre outros. Teremos como finalização do curso além de produtos audiovisuais criados pelos participantes, pessoas capacitadas a produzir esses conteúdos e transmitir esse conhecimento para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Projeto gerando vidas”]

O projeto tem como objetivo principal propiciar às crianças, adolescente e jovens prioritariamente dos bairros do Vila Lage, Comunidade da Coruja e Barro Vermelho, o desenvolvimento de atividades culturais e sociais, tais como, dança, música (incluindo instrumentos e canto), alinhados à assistência social com entrevistas pessoais com os beneficiários diretos e indiretos, entrevista com os pais para que seja feito um acompanhamento escolar, apoio sócio educativo para as famílias das crianças e adolescentes, estimular as crianças e adolescentes ao debate dos seus direitos e temas sociais, prevenção de doenças e cuidados com a saúde física e mental, promover ações de cidadania e meio ambiente e grupos de discussão sobre temas atuais e palestras. A cultura nos ajuda a lutar por uma melhor qualidade de vida e a conquistar sua cidadania.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Jardim Vila Lage”]

O Projeto tem como eixos centrais, duas ações: 1) formação de jovens nos temas de desenvolvimento sustentável e mobilização comunitária para cidadania ativa; 2) Transformação de espaços degradados em jardins de crotalária e ervas medicinais. Outras atividades que compõem o projeto são: a) transformação de pneus e garrafas pet em acessórios de jardinagem; b) Criação de espaços de convivência e troca de saberes, na comunidade. Transformar o caminho da linha do trem no bairro de Vila Lage, implantando ações de formação de jovens e comunidade para a cidadania ativa, com construção de jardim de crotalárias e ervas medicinais para controle biológico do mosquito aedes aegypti. Criar espaços de referência em desenvolvimento sustentável que propicie à comunidade oportunidades de conexão, troca de experiências, participação social, promoção da saúde e da cidadania ambiental , entendendo que a transformação social não passa apenas pelo poder público.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInLeft” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Vila Cultural”]

O Projeto VILA CULTURAL nasceu a partir da experiência da Companhia Mãos Calejadas, grupo cultural atuante nos bairros de Neves e Vila Lage, em São Gonçalo/RJ e que pesquisa e divulga a cultura e as manifestações populares brasileiras desde 2004. Trata-se da criação de um grupo cultural local, composto por uma Orquestra de Percussão e um Corpo de Baile, formado a partir de oficinas de percussão, dança e confecção de figurinos e com foco nos elementos da cultura e dos ritmos populares do Brasil como jongo, bumba-boi, cacuriá, maracatu, côco entre outros.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]

[/su_column]
[su_column size=”1/2″]
[su_animate type=”fadeInRight” delay=”0.5″ duration=”1″] [su_box title=”Vila Limpa”]

O Projeto VILA LIMPA consiste em uma rede comunitária para coleta e reciclagem econômica e artística de resíduos sólidos. O objetivo é encaminhar para reciclagem até 100% dos resíduos sólidos produzidos no condomínio de maneira inteligente e comunitária. O projeto fornece aos prédios lixeiras ecológicas coletivas, feitas com reciclagem artística de pneus e paletes, instaladas em área externa, para depósito de metais, vidro, papel, plástico, óleo de cozinha, resíduos orgânicos, pilhas/baterias e ofertas (utensílios que possam ser reutilizados). Os moradores receberão informação sobre sustentabilidade e reciclagem através de material didático, visitas domiciliares e reuniões. O projeto também realiza oficinas de: reciclagem de óleo em sabão artesanal, compostagem de lixos orgânicos, produção de adubo, criação de hortas, arte reciclagem. Ao final deste piloto, o condomínio dispõe de hortas, canteiros, ateliês e etc. Metais, vidro, plásticos e papéis serão coletados pelo projeto e encaminhados para o centro de reciclagem parceiro do bairro. O valor gerado pela venda será revertido na sustentabilidade do próprio projeto, custeando combustível e mão de obra das coletas.

Confira o vídeo do projeto clicando AQUI!

[/su_box] [/su_animate]
[/su_column]
[/su_row]


Votação encerrada!