
Mesa Redonda Seconci-Rio discute segurança e saúde no ambiente de trabalho
Na manhã desta quarta-feira (19.03), o Seconci-Rio promoveu uma Mesa Redonda, com a participação de técnicos de segurança, engenheiros, médicos do trabalho e gestores das empresas contribuintes, para discutir questões importantes relacionadas à segurança, saúde e normativos aplicados no ambiente de trabalho.
O debate foi conduzido pela equipe do Seconci-Rio, incluindo Gilda Maria, gerente médica de saúde, Luiz Felipe, médico do trabalho, Vagner Alonso, engenheiro de segurança do trabalho, Ludymilla Carvalho e Monique Faial, técnicas de segurança do trabalho, e Juliana Lopes, engenheira de segurança do trabalho.
Abrindo os trabalhos, o superintendente do Seconci-Rio, Eduardo Martins, destacou a importância de ouvir as empresas para melhorar os serviços oferecidos aos trabalhadores e mencionou as novas instalações da entidade, que visam apoiar essas melhorias. “Essa troca de ideias é fundamental para aperfeiçoarmos os serviços que oferecemos”, afirmou.
Na sequência, Gilda deu início ao debate, explicando as mudanças nas normas de segurança e a necessidade de acompanhar o dia a dia da obra. “Os gestores precisam estar atentos ao que está acontecendo no canteiro”, alertou ela, que também esclareceu dúvidas dos participantes sobre o atendimento ocupacional oferecido pelo Seconci-Rio.
Luiz Felipe reforçou a fala de Gilda e ressaltou sobre a importância do PCMSO, além de esclarecer dúvidas sobre afastamentos por saúde. Vagner focou na questão da elaboração do LTCAT, apontando o impacto de manter a documentação em conformidade com as exigências do eSocial. “Ter tudo organizado protege a empresa e o trabalhador”, disse ele.
Em sua fala, Juliana apontou sobre a necessidade de manter o Plano de Ação do PGR sempre atualizado, enquanto Monique alertou sobre a necessidade do inventário de riscos detalhado, principalmente relacionado aos terceirizados.
Para fechar o evento, os instrutores João Pedro e João Gomes realizaram uma atividade prática com os presentes, utilizando óculos sensoriais que simulam os efeitos do alcoolismo, drogas e sonolência, alertando para os riscos dessas condições na prevenção de acidentes de trabalho.
Ao longo do evento, os participantes puderam tirar dúvidas pontuais e se informar sobre processos relacionados às questões assistenciais e ocupacionais dos seus trabalhadores.
Para Bianca Vieira, gestora do setor comercial do Seconci-Rio, o Mesa Redonda é um evento que reflete a parceria contínua entre o Seconci-Rio e as empresas contribuintes. “Reforçamos o compromisso de promover práticas cada vez mais seguras, sempre de olho nas mudanças nas regulamentações e nos desafios que surgem no dia a dia nos canteiros de obras, enquanto as empresas nos trazem o feedback que precisamos para melhorar cada vez mais nossa atuação”, concluiu ela.