Como reconhecer e lidar com o estresse no trabalho

No Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado hoje (23), é importante falar sobre como manter um ambiente de trabalho que não seja danoso para a saúde dos trabalhadores, nem para a produtividade da empresa. É sabido que o excesso de trabalho, clima organizacional ruim e cobranças inadequadas, ou em demasia, são alguns dos fatores que desencadeiam o estresse no trabalho, no cotidiano das empresas.

Destacam-se também problemas de ergonomia, poluição sonora, iluminação insuficiente e mobiliário inadequado como exemplos de condições que acentuam o estresse, somados a questões relativas à segurança, como a falta de equipamentos adequados de proteção, que podem gerar um sentimento de medo e desamparo.

Diagnosticar e combater essas situações é fundamental não só para a saúde dos trabalhadores, mas também para não comprometer a produtividade, não gerar custos com o absenteísmo e, também, evitar o presenteísmo, ou seja, quando o trabalhador, mesmo presente, não produz de maneira satisfatória.

Sintomas 

O estresse pode ser definido como uma reação do organismo a situações de pressão, então, sintomas como tensão, irritabilidade, isolamento social, ansiedade e depressão são comuns em um trabalhador estressado. Em relação aos aspectos físicos, os mais frequentes são dores musculares e de cabeça, cansaço em excesso, dificuldade de concentração e problemas gastrointestinais e cardiorrespiratórios.

O combate ao estresse no trabalho

Identificar a existência e mapear as ocorrências de estresse no trabalho são passos importantes para combatê-lo. Mas a empresa não precisa esperar que o problema aconteça para começar a atuar:

Faça uma pesquisa de clima organizacional para identificar prováveis elementos de risco e avaliar as iniciativas mais adequadas para prevenir o estresse.

Reconheça e dimensione o problema para construir alternativas que protejam a saúde física e mental dos empregados. Não minimizar o problema é um passo importante para combatê-lo.

Respeite os horários de cada um para evitar sobrecarga de funções. Respeite os horários de trabalho e a individualidade de cada colaborador. Também é importante regular o uso de tecnologias e redes sociais.

Incentive comportamentos saudáveis para prevenir o estresse no trabalho.  Desenvolva iniciativas que estimulem a alimentação saudável e a prática de atividades físicas, como a ginástica laboral, por exemplo.

Estes são alguns aspectos que as empresas devem observar se quiserem manter os níveis de estresse no trabalho sob controle. Lembre-se que cuidar da qualidade de vida e da saúde dos colaboradores é um investimento e não um gasto.

Da redação com informações do portal Bem-Estar Corporativo

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