DDS e seu impacto nas políticas de segurança da Construção Civil

 

É comum fazermos de uma conversa a melhor maneira para encontrar uma solução ou chegar a um objetivo comum, principalmente quando envolve mais de duas pessoas. É com esse foco que o Diálogo Diário de Segurança, mais conhecido como DDS, acontece entre uma equipe de obra.

Escolher os temas para DDS é uma forma simples e poderosa de conscientizar os trabalhadores sobre a responsabilidade da equipe, quando o objetivo é minimizar os riscos de possíveis acidentes no trabalho. Esta atividade costuma possuir um alto índice de resultado, positividade e incentivo nas empresas.

Para ficar mais claro ainda, o DDS é uma conversa entre funcionários que aborda a prevenção no ambiente de trabalho, garantindo a saúde e integridade de todos. O respeito com o meio ambiente por exemplo, é um grande diferencial oferecido no momento da troca de ideias e instruções.

Objetivo do DDS

O objetivo principal do DDS é unir as equipes em um momento diferenciado no trabalho, permitindo que os colaboradores possam dar suas sugestões e sejam ouvidos. O tempo ideal é de, no máximo, 15 minutos antes do início da jornada de trabalho, quando os trabalhadores precisam se unir para uma mesma razão: A qualidade de vida no trabalho.

A atividade diária requer este tempo, para que as atividades, os fatores de riscos e as ações de prevenção sejam absorvidas de maneira simples e importante para todos. Trate este momento como uma boa roda de conversa entre amigos, pois é a melhor maneira de não entediar os colaboradores e fixar a atenção de todos. O DDS pode ser aplicado por diversas pessoas, desde que o colaborador tenha habilidades necessárias para desempenhar a atividade.

Quais os benefícios do DDS?

A matemática é simples: funcionário consciente + funcionário saudável = maior o nível produção!  Esse é o maior benefício que um diálogo diário de segurança pode trazer para uma empresa. Quanto melhor a performance de um colaborador em sua atividade, a empresa tende a aumentar o lucro e a baixa de custos, como assistência médica, por exemplo.

Temas para DDS para usar com seus colaboradores

Como o nome já diz, a ferramenta é uma prática diária e, para evitar repetir os temas para DDS em seu calendário, confirta algumas sugestões de assuntos que podem ser explorados:

1- APR – Análise Preliminar de Risco

Estudo detalhado e antecipado de todas as etapas do trabalho, a fim de detectar os possíveis problemas que poderão surgir durante as atividades. Conscientizar e participar a equipe do processo é fundamental para manter um clima de trabalho seguro e conjunto.

 

2- EPI – Equipamento de Proteção Individual

Destacar, sempre que possível, que a falta de EPI pode ocasionar acidentes fatais.

 

3- EPC – Equipamento de Proteção Coletiva

Como o nome diz, o equipamento é destinado a proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo. A escolha da não utilização coloca em risco a vida de vários profissionais. Também não é demais lembrar a equipe o quanto vale a vida do colega de trabalho.

 

4- BRINCADEIRAS – No horário de trabalho, evite!

Além de não concluir as atividades com responsabilidade, brincadeiras podem trazer ao colaborador consequências graves. O desligamento é um dos fatores prejudiciais de não levar a sério o ambiente de trabalho. Exposição aos riscos e acidentes que podem ser irreversíveis também são pontos graves para quem não sabe que para brincar, existe hora e lugar.

 

5- QUASE ACIDENTE – São sinais de alerta

Uma fração de segundo é o que separa um acidente de um acidente fatal. Relatar e corrigir as pequenas situações com maior urgência, resulta em mais tempo para sanar problemas que podem ser simples, quando descobertos no princípio.

 

6- LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO– Bons hábitos no canteiro de obras

Iniciar o dia diante de desorganização e sujeira no ambiente de trabalho é um dos primeiros fatores para que o desânimo seja instalado entre os colaboradores. A segurança e produtividade também serão afetadas. Vale lembrar que a reputação da empresa está atrelada aos bons hábitos de organização da equipe.

 

7- LESÕES NAS COSTAS – Como evitar?

O profissional da construção civil tende a repetir movimentos constantemente. Compartilhar práticas de alongamento e de como manter a postura ao executar as atividades propostas é uma ótima dica.

 

8- PRIMEIROS SOCORROS – CIPA

Disponibilizar cursos e treinamentos da CIPA para conhecimento de todos é essencial. Lembre-se que, em um momento de urgência, o primeiro socorrista pode ser você.

 

9- HIGIENE PESSOAL – Tão importante quanto sua segurança

Incentivar práticas diárias de higiene pessoal no ramo da construção é fundamental, pois não garante somente a saúde do trabalhador, mas também a de colegas e familiares, devido à exposição contínua com poeira, bactérias e demais riscos de contaminação.

 

10- EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS – A inspeção pode evitar acidentes.

Identificação de riscos, aumento da produtividade e segurança são alguns dos benefícios que uma inspeção periódica nos equipamentos e ferramentas pode trazer ao canteiro de obras.

 

11- PROTEÇÃO DAS MÃOS – A sua ferramenta mais valiosa

Nossas mãos são suscetíveis a exposição de riscos de acidentes de trabalho. É sempre válido manter em alerta o cuidado com as mãos e o riscos que estarão expostas diariamente, sem o uso corretos dos equipamentos de proteção.

É simples e econômico investir na segurança dos trabalhadores no canteiro de obras. A consequência de um lugar seguro, com uma equipe consciente, comprometida e satisfeita, não é positiva apenas internamente mas também, comercialmente. Uma empresa que investe em segurança e, principalmente, que se importa em ouvir os que a mantém de pé, é uma empresa humanamente conceituada. Práticas de segurança e feedbacks positivos da equipe elevam a credibilidade da mesma diante o mercado.

Fonte: Portal Sienge, por Tomás Lima

Compartilhe essa notícia:

Veja também