Comunicação

Em tempos de COVID-19 medicina ocupacional tem um papel determinante

Com as medidas adotadas para combater a transmissão do novo coronavírus, a adesão ao trabalho à distância foi a maneira mais eficiente que as empresas encontraram para não paralisarem suas atividades, mas também há o cenário de trabalhadores que precisam estar em campo, pois suas funções não comportam a modalidade de home office. Assim, Gilda Maria, gerente de saúde do Seconci-Rio, lembra que a medicina ocupacional tem um papel determinante em tempos de Covid-19, em atenção a ambos os cenários.

De acordo com ela, os serviços de medicina do trabalho são fundamentais para a contenção da transmissão do novo coronavírus. “É o médico do trabalho que possui autonomia para definir aqueles que estão no grupo de risco e, principalmente, discutir medidas preventivas específicas para esse grupo, seguindo uma série de critérios”, diz ela, acrescentando que o médico do trabalho deve participar ativamente na definição da política de saúde adequada nesse momento crítico.

“É a medicina ocupacional que direciona a prioridade no atendimento a trabalhadores com sintomas respiratórios e também avalia a necessidade de realização dos exames ocupacionais, conforme essa suspensão ofereça risco para a saúde do empregado, conforme Medida Provisória 927”, destaca Gilda.

A gerente de saúde também destaca que o serviço de medicina ocupacional deve orientar todos os trabalhadores, tanto os que estão em atividades essenciais, quanto os em home office. “Para aqueles que estão em campo, o médico do trabalho pode contribuir com orientações importantes relacionadas às medidas sanitárias que evitam a propagação do vírus, como a frequência e a forma de higienização das mãos. No caso de quem está em home office, é preciso sugerir a disposição de álcool em gel e de produtos de limpeza, para higienizar a estação de trabalho, e a manutenção das portas e janelas abertas, para facilitar a circulação de ar, dentre outras recomendações”, explica.

Seconci-Rio a pleno vapor

O momento é de ter a melhor assessoria em saúde e segurança no trabalho e, claro, o Seconci-Rio está com uma série de serviços gratuitos para as empresas contribuintes, visando apoiar gestores e trabalhadores nesse momento desafiador, mantendo produtividade com máxima segurança e respeito às exigências legais.

Para conhecer todos os serviços que estão sendo oferecidos, acesse aqui.

Conheça os programas ocupacionais oferecidos pelo Seconci: PCMSOPCMATPPRALTCATPPP e o serviços de Assessoria em SST