Comunicação

Equipe de saúde do Seconci-Rio alerta para importância da odontologia como instrumento de saúde

A saúde começa pela boca. Com essa afirmação, o supervisor do serviço de odontologia do Seconci-Rio, dr. Leonardo Vieira, falou, ontem (23), sobre o papel do paciente na prevenção de doenças bucais e da importância do olhar sistêmico  do dentista durante as consultas, em webinar realizado pelo canal do YouTube da entidade.

De acordo com ele, que também faz parte da equipe de dentistas do Seconci-Rio, é preciso ter o chamado olhar de saúde, verificando o paciente como um todo. “Muitas doenças podem ser diagnosticadas no consultório, então, a anamnese, que traça o histórico clínico do paciente, e a percepção das queixas que o paciente leva para a consulta são fundamentais para certos diagnósticos”, destaca ele, lembrando que a prevenção deve ser uma preocupação de todos, evitando-se procurar o dentista apenas quando há alguma manifestação bucal.

Entre as principais patologias que podem ser detectadas em uma consulta odontológica, Leonardo citou a anemia, doenças autoimunes, a hepatite C e até mesmo a leucemia. “Todas possuem manifestações bucais. O desconforto na língua pode significar anemia,  assim como um sangramento atípico, associado a outros sintomas, pode indicar leucemia e as aftas de repetição são comuns em quem tem doença autoimune”, explica.

As doenças que não envolvem manifestações bucais, como o diabetes e as doenças cardiovasculares, também podem ser detectadas em uma consulta. “Isso mostra a relevância da odontologia face a essas doenças e confirma que a saúde bucal pode interferir em outros órgãos”, acrescenta o profissional.

Outro ponto de debate foi o câncer de boca, tão pouco divulgado, mas com incidência significativa entre homens acima de 40 anos. De acordo com Leonardo, o tabagismo é a causa principal do câncer de boca, mas nem todos que fumam desenvolvem esse tipo de câncer de boca. Ao contrário, todos que são diagnosticados são ou já foram fumantes.

O webinar foi mediado pela gerente de saúde do Seconci-Rio, dra. Gilda Maria, que também destacou a importância da prevenção quando o assunto é saúde bucal.

Para assistir à íntegra do webinar, acesse aqui.