Gestão de RH na Construção Civil: por que se preocupar com ela?

A gestão de RH pode ser um dos maiores desafios do profissional nas construtoras. Diversas características do segmento, como a flutuação do mercado, a rotatividade de profissionais e a intensa demanda por capacitação, entre outras, tornam a gestão de pessoal essencial para a eficiência da empresa.

De modo geral, podem ser considerados aspectos muito relevantes que tornam essa gestão tão importante:

  • Necessidade de estratégia profissional para a formação de uma equipe de alta performance, desde a contratação até o desligamento;
  • Demanda por capacitação e desenvolvimento das equipes com atualização permanente diante das novas técnicas construtivas e da tecnologia;
  • Redução da rotatividade dos profissionais (menos demissões) e aumento na retenção de talentos da empresa;
  • Relevância estratégica do aprimoramento constante da comunicação interna e do diálogo entre os colaboradores e os gestores da empresa.

O Que Pode Ser Feito?

A qualidade dos trabalhos no âmbito da construção civil está diretamente relacionada ao desempenho de pessoas. Assim, é possível dizer que o sucesso da gestão de uma obra, por exemplo, depende da qualidade da gestão de RH na construção civil.

Nesse sentido, esse setor da organização dispõe de várias frentes que são de sua competência, nas quais pode agir no aprimoramento dos resultados. Dessa forma, é importante considerar as iniciativas que o conceito de RH inteligente pode entregar para alcançar esse fim.

Ofereça Qualificação

Na construção civil, existe uma grande distância entre os profissionais com mais qualificação e aqueles com menos. Como resultado, há uma grande faixa para ser trabalhada no sentido de oferecer aprimoramento, em especial para o pessoal operacional do canteiro de obras.

No entanto, a necessidade de qualificação é praticamente para todos, independentemente de sua função. A construção civil é dinâmica e requer constante atualização, do engenheiro chefe ao pedreiro.

Todos esses pontos devem ser considerados, principalmente no que diz respeito à gestão de colaboradores terceirizados.

Melhore o Clima Organizacional

Qualquer atividade envolvendo pessoas que precisam trabalhar em equipe necessita de um clima organizacional, pelo menos, satisfatório. Nesse aspecto, a importância do bom relacionamento é ainda maior quando se trata de atividades nas quais o trabalho de alguns depende do desempenho de outros.

Manter um ambiente favorável com qualidade de vida, desenvolver um nível de confiança entre os colaboradores e a liderança e passar segurança para todos são algumas das mais importantes missões do RH na construção civil.

É função do setor conhecer e aprimorar permanentemente as relações entre os colaboradores, assim como desses com a empresa.

Garanta Segurança

O ambiente de trabalho da construção civil é particularmente repleto de situações de risco por conta da natureza das atividades desenvolvidas, especialmente em um canteiro de obras.

Assim, toda e qualquer iniciativa da empresa com relação à segurança dos colaboradores é indispensável.

Nesse sentido, a gestão de RH pode aprimorar alguns aspectos, como:

  • Seleção aprimorada dos profissionais de segurança do trabalho;
  • Capacitação permanente dos colaboradores;
  • Conhecimento e do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) fornecido;
  • Treinamentos para a perfeita utilização e para o manejo de máquinas e equipamentos;
  • Condução precisa do Programa de Controle de Saúde Médica Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Conhecimento dos projetos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e manutenção de uma relação positiva com os seus membros.

Agilize os Processos

Desde a contratação até a rescisão do contrato de trabalho, são inúmeras as situações de relação do colaborador com o RH de sua empresa.

Desse modo, necessidades referentes a registro de ponto, hora extra, folha de pagamento, férias e aos acidentes de trabalho, entre tantas outras, tramitam nos fluxos de processos do setor e podem ser otimizadas.

Assim, proporcionar respostas mais ágeis contribui para o clima organizacional e ajuda a desenvolver uma cultura de responsabilidade entre as partes. Além disso, resulta em melhor desempenho e em mais produtividade no setor de RH.

Motive as Equipes

Uma importante missão do RH é garantir a motivação das equipes e, para esse fim, dispor dos principais instrumentos. Uma política de benefícios atraente, mobilizações contínuas para a capacitação dos colaboradores, respostas precisas às solicitações de questões afetas ao dia a dia (ponto, férias, saúde), entre outras, permitem energizar as equipes.

Existe uma infinidade de iniciativas, como palestras, ginástica laboral e políticas de recompensa que são capazes de manter a chama acesa. É preciso, no entanto, que se realize um trabalho planejado, segundo diretrizes estratégicas que interliguem as iniciativas, produzindo a sinergia esperada dessas situações.

Adote as Facilidades da Tecnologia

Os processos de gestão vêm sendo cada vez mais facilitados com os recursos disponibilizados pela tecnologia. A gestão de pessoas não fugiu à regra e vê surgir o que se conhece atualmente por RH 4.0 e suas inúmeras vantagens.

Trata-se dos avanços obtidos com a digitalização dos processos de gestão de RH para acompanhar a revolução trazida pela Indústria 4.0 e tudo o que a tecnologia oferece. Com esse fim, a gestão de RH se aprimora com maior capacidade de monitoramento, análise e controle, agilizando, de modo geral, os trabalhos de gestão de pessoas.

Portal Pontomais, por Silvana Fernandes, gerente de RH

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