LER/DORT: prevenção evita os afastamentos do trabalho

Diante do número significativo de casos e de diagnósticos em trabalhadores do mundo todo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu que o dia 28 de fevereiro seria de combate às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). A data marca a importância do alerta sobre essas enfermidades, que podem apresentar diversos sintomas, como a perda da força dos braços, dormência nas mãos e dores provocadas nas articulações, músculos e tendões, resultados da superutilização das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular e da falta de tempo para a sua recuperação.

Segundo o INSS, nos últimos anos, os certificados de acidente de trabalho (CATs) emitidos em relação às LER/DORT, englobam em torno de 44,6% de um universo total. Assim, é preciso pensar em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores da construção civil, ao mesmo tempo em que se evita o absenteísmo.

Causas e Prevenção

O desencadeamento dos sintomas da LER/DORT se dá em atividades profissionais que empreguem uso de  força, repetição de movimentos, postura inadequada, sobrecarga muscular e vibração, associadas à iluminação inadequada, ruído excessivo e ritmo intenso de trabalho. Por isso a construção civil precisa estar atenta a programas de prevenção.

Dentro deste cenário, é dever das empresas cumprir as normas de segurança, fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), orientar quanto ao uso adequado dos equipamentos, com treinamentos periódicos, monitorando o uso adequado dos mesmos.

Também contribuem para a prevenção das LER/DORT pequenas pausas durante a realização das atividades, com rodízio dos trabalhadores; o emprego de maquinário que substitua o esforço; a manutenção da limpeza e da organização dos locais de trabalho, com melhor distribuição dos equipamentos e ferramentas utilizadas; assim como o alongamento do corpo para relaxar a musculatura, e a orientação sobre a forma correta para erguer cargas. 

A ginástica laboral é outra medida protetiva, que não só contribui na prevenção e redução das LERs/DORTs, como também melhora o relacionamento interpessoal, reduz os acidentes de trabalho e o absenteísmo, proporcionando o aumento da produtividade e melhor retorno financeiro para empresa.

Ergonomia nos canteiros de obra

Para auxílio aos trabalhadores no que diz respeito à ergonomia no trabalho, o Seconci-Rio leva para os canteiros de obra, gratuitamente, um treinamento que aborda noções básicas de ergonomia e suas implicações, ministrado por um profissional de Saúde e Segurança. Com uma hora de duração, são debatidos temas como boa postura, ginástica laboral, boas práticas e consequências da falta de cuidado com a postura.

Para informações e agendamento desta atividade, basta entrar em contato pelo telefone 2101-2555 ou pelo e-mail treinamento@seconci-rio.com.br.

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também