A importância de mapear o ambiente de trabalho no retorno das atividades

Aos poucos as empresas vão retomando as atividades, com base nas liberações dos órgãos estaduais e municipais. Mas, independentemente do segmento de atuação, é fundamental que os gestores garantam a maior segurança possível aos colaboradores nesse retorno. E esse movimento reforça um dos pilares da segurança do trabalho e da saúde laboral: o mapeamento ambiental.

Especialistas em saúde ocupacional alertam sobre a importância da realização deste mapeamento para uma volta mais segura às atividades, o que envolve a visita presencial de um técnico de segurança para mapear as áreas e propor as devidas orientações. No caso dos escritórios, por exemplo, é preciso avaliar a distância entre as estações de trabalho e estar atento à higienização, ventilação do local e ao número de pessoas nos elevadores, enquanto que, nos canteiros, também é preciso alterar rotinas para refeitório e vestiário, além das indicações referentes à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

O mapeamento ambiental é uma ferramenta importante para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, além de colaborar para a identificação das características ocupacionais. Todos precisam se preocupar com as questões de higiene e prevenção.

O Seconci-Rio, em parceria com o Sinduscon-Rio, possui um importante documento de orientação das medidas protetivas que devem ser assumidas pelas empresas, em seus escritórios e canteiros de obra. O Protocolo COVID-19 é constantemente atualizado e serve de base para essa retomada.

Confira a publicação. clique aqui

 

Com informações do Portal Segs

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também