Comunicação

O que estamos fazendo sobre o Coronavírus

O Seconci-Rio está acompanhando de perto as informações sobre a disseminação do coronavírus (COVID-19) no Brasil e, mantendo o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, informa como está lidando com os impactos na operação interna da entidade e as iniciativas que estão sendo tomadas para combate à propagação do vírus:

1. Decidimos suspender todos os cursos e treinamentos, obrigatórios ou não, até que tenhamos segurança para abertura de novas turmas.

2. Entre as iniciativas de contenção da infecção do coronavírus, ao receber os trabalhadores em nossa sede, disponibilizamos álcool gel na portaria, para que já entrem em nossas instalações  com atenção redobrada às condutas seguras.

3. Orientamos os nossos profissionais de saúde a trabalharem com máscara e a equipe de suporte está em regime de home office, quando a atividade permite.

4. Cancelamos viagens, formações e participações em eventos. Nosso maior ativo são as pessoas, e temos que preservá-las;

3. Criamos um comitê formado, exclusivamente, por gestores do Seconci-Rio e representantes dos setores de RH e Comunicação, todos comprometidos com a resolução dos principais problemas a serem enfrentados durante esta crise. O grupo tem como objetivo acompanhar, informar e debater a evolução da situação e as ações que estão sendo divulgadas pelo poder público;

4. Há uma série de materiais educativos, incluindo vídeos, flyers, cartazes e banners, para serem distribuídos em todas as nossas atividades e para as empresas associadas interessadas. Todo este material está disponível no site da entidade para download.  (clique aqui)

5. As reservas de salas do SECONCI estão suspensa, pois precisamos reduzir a circulação de pessoas em nossa sede;

6. A higienização das áreas comuns e banheiros será intensificada pela equipe de limpeza que, neste momento, está sendo reforçada;

7. Em nossas salas de espera, profissionais de saúde estão orientando sobre comportamentos seguros para combater a epidemia;

Nos Canteiros de Obra

Em relação à conduta nos canteiros de obra, o Seconci-Rio informa que é recomendável seguir as seguintes orientações:

– Não deixe faltar sabonete líquido e toalhas de papel nos banheiros

– Disponibilize álcool gel nos ambientes de trabalho onde não for possível a higienização das mãos com água e sabão

–  Aumente o rigor com a limpeza de áreas comuns, como refeitórios e banheiros

– Intensifique a higienização de maçanetas, corrimãos, pias e demais superfícies de contato frequente. Importante usar água e sabão, álcool a 70%, ou algum produto de limpeza. Só tirar o pó não é suficiente.

– Reforce a orientação para que os EPIs, ferramentas e equipamentos sejam higienizados frequentemente.

– Estimule sua equipe a se vacinar contra sarampo e gripe comum, cuja campanha começa em 23 de março.

– Adie viagens a trabalho, se possível, e substitua reuniões presenciais por videoconferências.

– Dissemine orientações sobre higiene e prevenção entre seus funcionários.

– Oriente os funcionários que, ao suspeitar de contaminação pelo coronavírus, procurem uma unidade de saúde. Se recomendado pelo médico, devem ficar em casa até a confirmação do diagnóstico. Segundo a Lei 13.979/2020, publicada em fevereiro deste ano, considere como falta justificada, sem qualquer prejuízo ao trabalhador.

Nesta situação crítica para o país e para o mundo, este é um momento em que organizações da sociedade civil precisam assumir sua missão maior. Temos um papel importante de ajudar a disseminar as informações verdadeiras e evitar o pânico gerado pelas notícias falsas. O Seconci-Rio se esforça para apoiar e orientar empresas e trabalhadores  e propor iniciativas e soluções que possam contribuir para que, num cenário de médio prazo, possamos reduzir o impacto do coronavírus e retomar o crescimento do país.
Em caso de dúvida ou precisar de mais informações, envie um e-mail para marketing@seconci-rio.com.br e responderemos assim que possível.