Ômicron: Seconci-Rio alerta para a importância da vacinação e da manutenção das medidas protetivas

O Brasil está vivendo uma nova onda de contaminação da Covid-19, agora com a variante ômicron apresentando alto índice de transmissibilidade e impactando os setores produtivos. Diante deste cenário, o Seconci-Rio, reforçando sua missão de promover a saúde, alerta sobre a importância da vacinação e da manutenção dos protocolos sanitários necessários para conter o vírus.

“Todos os cuidados devem ser tomados para evitar a disseminação da Covid-19 e, então, empregadores e trabalhadores devem manter as normas de segurança vigentes”, alerta Gilda Maria, gerente médica de saúde do Seconci-Rio, orientando que, para reduzir o risco de contágio, o uso de máscara e o distanciamento social ainda são fundamentais, assim como a higienização das mãos com frequência. É importante que nos escritórios e áreas de vivência dos canteiros seja disponibilizado álcool em gel 70% e que se evite aglomeração de pessoas.

Ficar atento ao esquema vacinal também é fundamental, pois somente a aplicação de todas as doses recomendadas pelas autoridades de saúde protegem com maior efetividade a pessoa vacinada, além de contribuir para a redução do contágio da doença, principalmente quando associado às medidas de proteção.

Influenza também requer atenção

A disseminação do vírus influenza é outro ponto de atenção. Especialistas acreditam que o aumento dos casos no país é um fenômeno incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição contra a Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social. Por isso a importância de se manter os protocolos de proteção e buscar a imunização.

Gilda orienta que, diante da presença de qualquer sintoma gripal, é preciso procurar imediatamente um serviço médico, seja por telemedicina ou em uma unidade de saúde, colaborando, assim, para interromper a cadeia de transmissão.

Protocolo Covid-19

Desde o início da pandemia, o Seconci-Rio, em parceria com o Sinduscon-Rio, assumiu o compromisso de divulgar as medidas protetivas que devem ser assumidas pelas empresas e trabalhadores, em seus escritórios e canteiros de obra. Assim, Protocolo Covid traz a orientação sobre esses protocolos de saúde, sempre fazendo a atualização necessária, de acordo com o cenário atual.

Confira a última versão documento. clique aqui

Posted in Sem categoria