Comunicação

Outubro Rosa nas empresas: como conscientizar os colaboradores?

O mês de outubro já virou referência quando o assunto é a prevenção do câncer de mama. Assim, a campanha Outubro Rosa nas empresas é a oportunidade de dar destaque para essa questão, especialmente no que diz respeito à conscientização dos trabalhadores sobre a doença.

Há uma relação entre a campanha e o RH da empresa, onde o cuidado com as pessoas é o ponto focal. É fundamental priorizar o bem-estar dos profissionais em todas as instâncias, para garantir um ambiente saudável e produtivo.

Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas?

O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ideia é envolver toda a população com informações sobre sintomas e exames preventivos da doença e, com isso, aumentar o sucesso do tratamento.

Assim, nas empresas, a campanha é essencial para conscientizar sobre a saúde de mulheres, especialmente sobre a importância da realização periódica de exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia. Os homens também devem estar inseridos na campanha, ainda que o percentual de acometimento da doença seja muito baixo entre eles.

Além disso, as ações de promoção de saúde das empresas promovem o bem-estar no ambiente de trabalho, a autoestima do trabalhador, além de reduzir as faltas e afastamentos e melhorar a produtividade.

Como conscientizar os colaboradores?

Mas como dar destaque ao Outubro Rosa nas empresas de forma a conscientizar, de fato, os colaboradores sobre a doença e medidas de prevenção? Confira a seguir algumas ações para colocar em prática.

Realize palestras com profissionais

Convide médicos e especialistas para ministrar palestras presenciais ou on-line que expliquem sobre o câncer de mama, seus tipos e diferentes características, sintomas, formas de diagnóstico e principais fatores de risco, como histórico familiar da doença, sobrepeso, sedentarismo, consumo exagerado de bebida alcoólica e aspectos genéticos.

É uma maneira interativa de focar na prevenção. Além disso, os colaboradores podem tirar as dúvidas e, assim, alertar também familiares, amigos e outras pessoas próximas.

Insira o tema nos informativos

Outro jeito é trazer a questão do câncer de mama à tona por meio de informativos em papel, por e-mail e também utilizando as páginas das redes sociais da empresa, possibilitando que as equipes compartilhem os posts, alcançando um número maior de pessoas.

São materiais que os colaboradores podem ler com calma para entender mais sobre o câncer de mama e se conscientizar sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e a necessidade de realizar os exames preventivos de forma periódica.

Promova o dia casual rosa

Outra ação bacana é escolher um dia de outubro para que todos os profissionais vistam uma peça de roupa rosa para simbolizar a campanha. Com essa ação, é possível engajar as equipes para a causa, dando visibilidade para o movimento.

Além de mostrar a preocupação da organização com essa campanha de prevenção, o casual rosa demonstra que a organização é focada na saúde do colaborador, o que vai, inclusive, melhorar sua imagem junto ao público externo.

Incentive a realização de exames

Incentivar que as colaboradoras realizem os exames preventivos, como o autoexame, mamografia e até ultrassom de mamas em casos de histórico da doença na família, é uma ação eficaz.

A recomendação do INCA em relação à mamografia, por exemplo, é que seja feita a cada dois anos, a partir dos 50 anos. A frequência deve ser anual e a idade antecipada em caso de histórico familiar ou de outras condições que aumentem o risco da doença.

Ilumine e decore a empresa

Modificar as cores do ambiente pode trazer impactos sutis e eficientes na campanha. Dessa forma, iluminar a empresa é uma ação simples, mas que pode ter consequências duradouras.

Além disso, você pode colocar laços e alguns elementos cor-de-rosa na decoração dos departamentos, banheiros, refeitório etc. Isso dará um toque especial aos ambientes e poderá ajudar os colaboradores a se lembrar de fazer a prevenção.

Não deixe o Outubro Rosa passar em branco na sua empresa. Esse é um movimento que nos faz direcionar a atenção para o câncer de mama, especialmente para a saúde das colaboradoras. Planeje ações para engajar e promover a saúde da sua equipe, o que vai resultar em prevenção de doenças, redução de custos e aumento da produtividade.

Com informações dos portais Sólides e ShareCare