Outubro Rosa nas empresas: como conscientizar sua equipe?

A campanha Outubro Rosa já virou referência quando o assunto é a prevenção do câncer de mama. Nas empresas, este mês é a oportunidade de dar destaque para essa questão, especialmente no que diz respeito à conscientização dos trabalhadores sobre a doença.

Há uma relação entre a campanha e o RH da empresa, onde o cuidado com as pessoas é o ponto focal, afinal, é fundamental priorizar o bem-estar dos profissionais em todas as instâncias, para garantir um ambiente saudável e produtivo.

Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas?

O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa a alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ideia é envolver toda a população com informações sobre sintomas e exames preventivos da doença e, com isso, aumentar o sucesso do tratamento.

Assim, nas empresas, a campanha é essencial para conscientizar sobre a saúde de mulheres, especialmente sobre a importância da realização periódica de exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia. Os homens também devem estar inseridos na campanha, ainda que o percentual de acometimento da doença seja muito baixo entre eles.

Além disso, as ações de promoção de saúde das empresas promovem o bem-estar no ambiente de trabalho, a autoestima do trabalhador, além de reduzir as faltas e afastamentos e melhorar a produtividade.

Como conscientizar os colaboradores?

Confira a seguir algumas ações para colocar em prática, garantindo mais informações aos trabalhadores sobre a doença e medidas de prevenção.

  1. Realize palestras com profissionais

Convide médicos ou especialistas para ministrar palestras que expliquem sobre o câncer de mama, seus tipos e diferentes características, sintomas, formas de diagnóstico e principais fatores de risco, como histórico familiar da doença, sobrepeso, sedentarismo, consumo exagerado de bebida alcoólica e aspectos genéticos.

É uma maneira interativa de focar na prevenção. Além disso, os colaboradores podem tirar as dúvidas e, assim, alertar também familiares, amigos e outras pessoas próximas.

2. Insira o tema nos informativos

Outro jeito é trazer a questão do câncer de mama à tona por meio de informativos internos. São materiais que os colaboradores podem ler com calma para entender mais sobre o câncer de mama e se conscientizar sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e a necessidade de realizar os exames preventivos de forma periódica.

3. Promova o dia casual rosa

Outra ação bacana é escolher um dia de outubro para que todos os profissionais vistam uma peça de roupa rosa para simbolizar a campanha. Com essa ação, é possível engajar as equipes para a causa, dando visibilidade para o movimento.

Além de mostrar a preocupação da organização com essa campanha de prevenção, o casual rosa demonstra que a organização é focada na saúde do colaborador, o que vai, inclusive, melhorar sua imagem junto ao público externo.

4. Incentive a realização de exames

Incentivar que as colaboradoras realizem os exames preventivos, como o autoexame, mamografia e até ultrassom de mamas em casos de histórico da doença na família, é uma ação eficaz.

A recomendação do INCA em relação à mamografia, por exemplo, é que seja feita a cada dois anos, a partir dos 50 anos. A frequência deve ser anual e a idade antecipada em caso de histórico familiar ou de outras condições que aumentem o risco da doença.

5. Ilumine e decore a empresa

Modificar as cores do ambiente pode trazer impactos sutis e eficientes na campanha. Dessa forma, iluminar a empresa é uma ação simples, mas que pode ter consequências duradouras.

Além disso, você pode colocar laços e alguns elementos cor-de-rosa na decoração dos departamentos, banheiros, refeitório e outros locais da empresa. Isso dará um toque especial aos ambientes e poderá ajudar os colaboradores a se lembrar de fazer a prevenção.

Não deixe o Outubro Rosa passar em branco na sua empresa. Esse é um movimento que nos faz direcionar a atenção para o câncer de mama, especialmente para a saúde das colaboradoras. Planeje ações para engajar e promover a saúde da sua equipe, o que vai resultar em prevenção de doenças, redução de custos e aumento da produtividade.

Com informações dos portais Sólides e ShareCare

Compartilhe essa notícia:

Veja também