Programa de Relacionamento Comunitário do Seconci-Rio contribui para uma agenda positiva de ações das empresas

Plantio de árvores em Três Pontes, bairro de Itaboraí

O mundo corporativo está focado, cada vez mais, em ações que envolvam responsabilidade social e ambiental. Neste sentido, o Programa de Relacionamento Comunitário do Seconci-Rio é um grande aliado, pois é uma forma de as empresas promoverem perspectivas de futuro para as comunidades, ao mesmo tempo em melhoram a percepção dos clientes e da sociedade em relação ao seu negócio. 

De acordo com Débora Morado, coordenadora do programa, as atividades desenvolvidas criam um canal direto de diálogo, ideias, mudanças e oportunidades para as comunidades atendidas. Tudo é pensado em conjunto com a empresa parceira e a proposta é que haja um objetivo comum entre a construtora e a vizinhança dos empreendimentos que estão sendo construídos. “Certamente, é um investimento planejado e monitorado, que contribui para uma agenda positiva de ações e resultados”, afirma ela. 

Vizinho do Bem

A MRV é uma das empresas que abraçou o programa e, há cinco anos, promove o projeto Vizinho do Bem. Neste ano, a promoção de um curso de cuidador de idoso, a distribuição e plantio de mudas de árvores e o retorno da biblioteca itinerante do Seconci foram algumas das atividades que nortearam o programa, beneficiando cerca de 300 pessoas das comunidades.

Em Vila Lage, bairro de São Gonçalo, os moradores participaram do curso de cuidador de idoso, que teve mais de 130 horas de atividades teóricas e práticas, passando por todos os pontos de atenção para garantir uma boa tutoria, incluindo necessidades básicas, higiene corporal, alimentação, postura, exercícios e muito mais. 

Prática de banho no leito para os participantes do curso de cuidador de idoso

“O curso foi uma excelente oportunidade de qualificação para os participantes, tanto para aqueles que já atuavam como cuidadores, e que puderam se aperfeiçoar, quanto para aqueles que queriam aprender esse ofício para começar a trabalhar na área, abrindo novas possibilidades de geração de renda”, destacou Débora. 

Os moradores de Três Pontes, em Itaboraí, também receberam as atividades do programa. Além do mutirão de limpeza do valão localizado em uma das ruas do bairro, realizado em parceria com a associação local de moradores, crianças e jovens participantes do projeto Bombeiro Mirim de Três Pontes tiveram uma aula de educação ambiental ao receberem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para plantio na área de floresta do bairro. “Foi uma atividade importante para conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e fez a turminha colocar a mão na terra”, ressalta Débora. 

A comunidade também recebeu um módulo do projeto Biblioteca Itinerante do Seconci-Rio, com cerca de 70 livros de diversos gêneros literários. O objetivo foi levar leitura e conhecimento para as pessoas locais, estimulando o gosto pela leitura em crianças e adultos. 

“Junto com as empresas, queremos melhorar a qualidade de vida nas comunidades, levar capacitação às pessoas e pensar juntos em soluções que tragam mudanças significativas, principalmente no que diz respeito ao resgate da cidadania”, conclui Débora. 

Posted in Sem categoria