Qual o papel do RH na gestão da segurança do trabalho?

O papel dos departamentos de Recursos Humanos (RH) não se restringe à seleção e à orientação de profissionais que atuarão em uma empresa. Cada vez mais, esse setor tem a função de garantir a excelência dos serviços e a produtividade das equipes. Cabe ao RH, entre outras funções, zelar pela qualidade da comunicação interna e pelo bem-estar geral.

Para trabalhar satisfatoriamente e obter resultados positivos para uma organização, o RH precisa, em primeiro lugar, estreitar relação com os gestores, assim como merecer a confiança e a cumplicidade do conjunto dos colaboradores. Também é papel fundamental do RH fazer com que as normas de segurança do trabalho sejam aplicadas de forma clara e precisa, preservando a saúde física e psíquica de toda a corporação.

Mas por que o RH?

Por ter ampla visão do quadro de funcionários e acesso direto às lideranças, o RH é peça estratégica na segurança e na saúde de uma empresa. O departamento consegue identificar riscos iminentes de cada função e desenvolver projetos capazes de prevenir e diagnosticar problemas.  É capaz ainda de fiscalizar o cumprimento da legislação e fazer uma ponte entre os diferentes departamentos.

O mapeamento dos riscos e a prevenção de acidentes numa empresa reforçam não somente a saúde dos funcionários, mas de toda a instituição. Trabalhadores saudáveis produzem de forma mais eficaz, originando um ambiente igualmente salutar e produtivo.

Independentemente do porte da empresa, o RH tem a incumbência de atender às demandas de segurança e medicina do trabalho. De que forma? Organizando um cronograma e estimulando exames periódicos dos funcionários; promovendo campanhas e esclarecimentos sobre vacinação; cuidando da manutenção e do uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva); encorajando a prática de exercícios físicos e a boa alimentação; incentivando as pausas durante a jornada de trabalho. Enfim, tudo para se precaver quanto a doenças ocupacionais, evitando absenteísmo e acidentes.

O que o RH deve priorizar?

  • RH e gestores devem permitir e estimular que as equipe expressem opiniões e sugestões de procedimentos de segurança. O incentivo à participação de todos fortalece a autoestima das equipes e, consequentemente, o comprometimento com a empresa e os demais trabalhadores.
  • É preciso estar por dentro das técnicas específicas para garantir uma jornada de trabalho segura. Elas constam do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
  • As corporações devem promover cursos, workshops, palestras e simulações que instruam o funcionário a executar sua tarefa sem pôr em risco a sua segurança, nem a de seus companheiros de trabalho.
  • Cabe ao RH supervisionar o uso correto de EPIs e EPCs, além de cuidar de toda a comunicação institucional. Nunca é demais repetir: funcionários bem informados agem com maior responsabilidade no ambiente de trabalho e conseguem influenciar positivamente outros trabalhadores.
  • O RH deve fazer a ponte entre a corporação e empresas terceirizadas, inclusive as voltadas à segurança do trabalho e à saúde ocupacional. O RH precisa determinar claramente os papéis de cada uma e fazer com que as informações circulem, chegando correta e claramente aos colaboradores. Compete ao RH também levar o feedback dos funcionários às lideranças e parceiras, e vice-versa.

A missão dos departamentos de RH é indiscutível e, quando bem estruturado e treinado, faz uma diferença incrível na construção de um ambiente de trabalho saudável, com funcionários conscientes, aplicados e motivados.

Portal RH Med

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