Comunicação

Seconci-Rio completa 33 anos e reafirma sua missão de ser um agente transformador do setor da Construção

Saúde, Educação e Cidadania no DNA do Seconci-Rio

Resgatar a saúde e a cidadania dos trabalhadores da Construção Civil, valorizando esses profissionais e garantindo melhor produtividade nas obras. Este foi o compromisso assumido por empresários do setor, há 33 anos, no dia 24 de novembro, quando foi declarada a fundação do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro, o Seconci-Rio. Naquela data, foi dado o primeiro passo de uma obra de responsabilidade social que atravessa mais de três décadas, fazendo a diferença para aqueles que trabalham nos canteiros.

Ao longo desses anos, serviços foram agregados e aperfeiçoados, sempre com olhar atento para a qualidade do atendimento e para a garantia do desenvolvimento da saúde, segurança, cidadania e qualificação profissional dos trabalhadores. Entre consultas médicas e odontológicas, exames, assessoria em SST, serviço social, cursos, treinamentos e outras atividades, somam-se, com orgulho, milhões de atendimentos, com milhares de trabalhadores beneficiados.

Adequações aos cenários

Nestes 33 anos de existência, a versatilidade acompanha o Seconci-Rio, que sempre molda seus serviços às necessidades e às realidades dos gestores e trabalhadores. À medida que os cenários mudam, novos desafios são assumidos. Desde março de 2020, por exemplo, a pandemia do coronavírus vem sendo um grande aprendizado e uma amostra de que o Seconci é capaz de cumprir seus objetivos com maestria.    

Com a Construção Civil sendo considerada essencial e mantendo as atividades nos canteiros, o Seconci-Rio fez sua parte, promovendo uma série de ações de auxílio às empresas e àqueles que mantiveram a mão na massa, garantindo o máximo de informação e a segurança de todos, seja no trabalho ou em suas casas, incluindo vistorias orientativas nas obras, assessoria em saúde, teleatendimento, avaliação ocupacional e a publicação do Protocolo Covid-19, que traz orientações sobre as medidas sanitárias necessárias para conter o avanço da doença.

A missão do Seconci-Rio foi abraçada por gestores do setor que, com olhar para o futuro, acreditam nos propósitos da entidade. Esta é uma parceria fundamental, que faz tudo acontecer, afinal, são as empresas de construção civil quem mantêm os serviços oferecidos, por meio do repasse de 1% do valor da folha de pagamento. 

O Seconci-Rio cresceu e continuará se desenvolvendo. Para 2022, novas perspectivas e projetos estão sendo traçados, entre os quais a expansão do atendimento odontológico para Niterói, a criação de novas parcerias para ampliação das oportunidades de cursos e treinamentos, além da melhoria da gestão de saúde ocupacional das empresas contribuintes, com a implantação do Sistema SOC, já uma realidade, desde o inicio de novembro. “Vamos continuar buscando caminhos e soluções, sempre direcionadas para o objetivo maior de transformar pessoas”, afirma Lysio Séllos, superintendente da entidade.