Comunicação

Treinamentos e gestão de saúde ocupacional estavam no radar do Seconci-Rio em 2021

O ano de 2021 ainda foi de adaptações e ajustes à realidade da pandemia, desta vez com a flexibilização das atividades. Neste cenário, o Seconci-Rio retomou a promoção dos eventos presenciais no Centro Profissional da Construção Civil (CPCC) e também os cursos gratuitos promovidos em parceria com o SENAI, que acontecem nas unidades da instituição educacional.

No CPCC, a grade de cursos estava ligada às Normas Regulamentadoras, trazendo atualizações e aperfeiçoamento quanto ao trabalho em altura, primeiros socorros, eletricidade, espaço confinado e outras temáticas. Em relação aos gratuitos, a abordagem foi mais técnica, trazendo conhecimentos sobre técnicas de montagem de drywall, interpretação de projetos, instalações hidráulicas e aplicação de porcelanato líquido. 

No formato online, além das lives trazendo informações sobre a aplicação das novas NR´s, o Seconci-Rio iniciou treinamentos importantes para gestores e trabalhadores da Construção Civil. O de Higiene Ocupacional, iniciado neste mês, foi o primeiro de uma série de oportunidades que o Seconci-Rio promoverá a partir do ano que vem.

Saúde Ocupacional 

Outra conquista do Seconci-Rio foi a adesão ao sistema SOC de gestão de saúde ocupacional, que integrou todas as empresas associadas, trazendo agilidade nos processos e facilitando o envio dos eventos para o eSocial.

De acordo com a gerente médica de saúde da entidade, Gilda Maria, este foi um passo importante para a modernização e facilitação dos processos que envolvem o gerenciamento da saúde ocupacional nas empresas, pois agora o acesso aos relatórios é direto, com a possibilidade de verificação da situação dos exames dos colaboradores, de forma prática e mais ágil. 

O Sistema SOC possui uma série de funcionalidades, desde a integração do PPRA com o PCMSO, passando pelo acesso aos relatórios de exames realizados pelos trabalhadores, o registro dos dados atualizados de acidentes, incidentes, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, além do monitoramento dos atestados de saúde e licenças médicas. 

Para 2022, o Seconci-Rio está com novas perspectivas e projetos, incluindo a criação de novas parcerias, para ampliação das oportunidades de cursos e treinamentos, o incremento do Programa de Relacionamento Comunitário, além da melhoria da gestão de saúde ocupacional das empresas contribuintes, principalmente com a chegada do SOC. O Objetivo é continuar buscando caminhos e soluções, sempre direcionadas para o objetivo maior de transformar pessoas.